Brasil, 18 de Setembro de 2019

TikTok: Entenda porque um negócio da China se tornou um oceano azul cheio de oportunidades de negócio

  • Escrito ou enviado por  Fabiola Ribeiro do Carmo
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*por Fabricio Macias

Imagine uma rede social em que os vídeos são curtos e divertidos e com alto grau de interação. Lançado em 2016, na China, e introduzido no mercado internacional um ano depois - ele já começa a chamar a atenção também nos Estados Unidos e no Brasil, o TikTok tem essas características. A nova sensação da internet traz um mar de possibilidades para influenciadores e empresas.

Lançado em 2005, o livro Blue OceanStrategy, ou "A Estratégia do Oceano Azul, dos autores Renée Mauborgne e W.Chan Kim, apresenta um conceito de negócio que diz que a melhor maneira de superar a concorrência é parando de tentar, simplesmente porque o sucesso consiste na atuação em mercados ainda não explorados, que possuam mais possibilidades em comparação a um mercado saturado. É o que os autores chamam de oceano azul.

Trazendo essa ideia para o mundo das mídias digitais, podemos dizer que plataformas como Facebook e Instagram já são oceanos vermelhos, enquanto outras, como Pinterest e TikTok, são oceanos azuis.

De propriedade da chinesa ByteDance, em 2018, o TikTok se fundiu com outra rede social chinesa: a Musical. Iy. Muito conhecida no mundo oriental, essa plataforma surgiu em 2014, com o foco em vídeos de 15 segundos, com o usuário dublando uma canção. O sucesso foi instantâneo e a iniciativa um tiro certo, tendo em vista que a união de forças resultou em grande crescimento para a plataforma. A negociação movimentou valores entre US$ 800 e US$ 1 bilhão.

Enquanto outras empresas se jogavam ao mar para nadar em oceanos vermelhos, a ByteDance enxergou uma oportunidade imperdível ao unir a Musical. Iy com a TikTok. Tanto é que, em apenas dois meses, o aplicativo já contabilizava o dobro do número de downloads de outras plataformas, como Facebook, Instagram e até YouTube.

O sucesso foi tão grande que, ainda em 2018, o aplicativo foi o mais baixado nos Estados Unidos, contabilizando, no mesmo ano, mais de 1 bilhão de instalações, batendo recorde de instalações mensais, com o alcance de 75 milhões, um oceano azul de águas cristalinas e pronto para ser explorado.

Criar, postar ou interagir com vídeos dentro do TikTok é super fácil. Os mecanismos são rápidos e intuitivos. Mas, uma das explicações para o sucesso da ferramenta está além desses recursos: sua aposta na inteligência artificial. Diferentemente do Instagram ou do Facebook, em que a lógica de seguir pessoas ou páginas ainda tem um peso grande no que você vê na sua timeline, no TikTok é a inteligência artificial que determina tudo.

O TikTok analisa os gostos e particularidades de seus usuários, disponibilizando, posteriormente. conteúdos específicos, a partir das curtidas dentro do app. Em síntese, à medida que a pessoa interage, o sistema vai entendendo suas preferências e passa a enviar mais e mais vídeos. Graças ao entendimento da inteligência artificial, a ferramenta é altamente eficiente em deixar os usuários viciados.

Simples e de fácil uso, o TikTok tem como proposta estimular a criatividade dos usuários, que podem produzir clipes, disponibilizar vídeos aleatórios, criar e editar vídeos, fazer dublagem e gerar materiais interativos, entre outras possibilidades.

Do ponto de vista do conteúdo, basicamente todo o material produzido pelos usuários é voltado para o entretenimento, o que acaba tornando o ambiente leve e pautado pelo humor, o que impulsiona o engajamento, especialmente porque o público jovem adora interagir. Não por acaso, muitos vídeos postados no TikTok acabam viralizando, inclusive em outras plataformas, mais uma estratégia interessante, que o coloca como oceano azul.

Na plataforma é possível fazer buscas por temas, ou hashtag, aliás, uma estratégia à parte para quem deseja ter visibilidade no aplicativo, pois facilita ser encontrado na hora que o usuário procurar por conteúdo específico.

Os influenciadores da ferramenta são conhecidos como musers e também são uma ótima estratégia. Normalmente, estes usuários estão na plataforma há muito tempo e, além de já terem entendido que tipo de conteúdo funciona mais no app – inclusive por isso estão sempre conseguindo viralizar algum vídeo –, eles entenderam o quanto o oceano estava azul e nadam de braçada, simplesmente por não haver algoritmos bloqueando sua audiência.

Para as empresas, os musers são ótimas soluções quando o assunto é Marketing de Conteúdo para um público segmentado. À medida que o TikTok aumentou sua base de usuários, as marcas começaram a anunciar na plataforma por meio do marketing de influenciadores. O aplicativo também fez parcerias com influenciadores populares em outras plataformas, como o Instagram, para apresentar outros públicos ao seu formato e comunidade exclusivas.

Com esse potencial incrível para viralizar, o TikTok pode ser considerado uma verdadeira fábrica de produzir memes. Curtos, os vídeos duram entre 15 e 60 segundos – uma outra vantagem em um mundo cada vez mais voltado para a otimização do tempo.

Novidade no mundo dos negócios, é uma boa alternativa para anunciar, especialmente por ser bem mais barato do que as mídias, e basicamente por não existir uma comunidade forte de influenciadores, nem usuários competindo por anúncios.

Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a ferramenta começou a testar anúncios nos conteúdos publicados, no início do ano. Os usuários do serviço já puderam ver propagandas do GrubHub, aplicativo de delivery de comida, por cinco segundos.

Na esteira da popularidade do serviço, a receita do TikTok registrou um aumento de 253% – mais que o dobro do mesmo período de 2017 –, refletido nos US$ 6 milhões (cerca de R$ 22,3 milhões) gastos dentro da plataforma. Atualmente, o objetivo é expandir as oportunidades de lucro com anúncios que alcançariam uma audiência estimada em 500 milhões de usuários ativos por mês.

Aproveite este oceano azul e bombe no aplicativo. Mas, lembre-se: não seja só mais um. No TikTok a criatividade é a alma do negócio!

Fabricio Macias é especialista em Marketing Digital e CEO da Macfor, consultoria de Marketing Digital de alta performance.


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