Brasil, 17 de Setembro de 2019

Totens do Poupatempo facilitam o atendimento à população

Através dos equipamentos eletrônicos o cidadão tem mais autonomia e agilidade para realizar serviços

Quem precisa de acesso fácil e rápido aos serviços públicos oferecidos pelo Estado pode recorrer aos totens de autoatendimento do Poupatempo. Distribuídos em shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM, além de unidades do Descomplica SP, os equipamentos são uma alternativa para que o próprio cidadão realize diversos serviços, sem precisar se deslocar a um posto de atendimento do Governo do Estado.

Pelo autoatendimento, é possível solicitar segunda via de RG e CNH, CNH definitiva, certidões de CNH, emitir Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisar débitos e restrições de veículos. Os totens também permitem a realização de agendamento por dia e horário para serviços prestados nas 72 unidades fixas do Poupatempo. As taxas de emissão de documentos podem ser pagas com o cartão de débito bancário.

De acordo com o Superintendente do Poupatempo, Ilídio Machado, desde a implantação dos primeiros equipamentos, em outubro de 2016, mais de 12,8 milhões de atendimento já foram realizados pelo canal. “Esse número demonstra a praticidade que o autoatendimento proporciona aos cidadãos. Hoje, os 114 totens do Poupatempo têm uma avaliação positiva de 90% dos usuários”, afirma Machado.

Os serviços mais procurados pelos cidadãos nos totens são impressões de Atestados de Antecedentes Criminais; consultas de débitos de veículos; solicitações de CNH e pedidos de 2º via do RG.

Serviços disponíveis nos totens de autoatendimento do Poupatempo:

- Atestado de Antecedentes Criminais;

- Certidões de CNH;

- Pesquisa de débitos e restrições de veículos;

- Segunda via da Carteira de Habilitação – CNH;

- Segunda via do RG (se o documento anterior tiver sido emitido a partir de agosto de 2014);

- Troca da Permissão de Dirigir pela CNH Definitiva;

- Agendamento de horário para atendimento presencial em qualquer unidade do Poupatempo.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS