Brasil, 22 de Setembro de 2019

• SEGS.com.br - Categoria: Demais

Teto trabalha para mudar a realidade de comunidades mineiras

A Organização Social realiza o projeto Coleta de Rua entre 23 e 25 de agosto

Segundo pesquisa divulgada no último dia 15/08 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a desigualdade cresce no Brasil há 17 trimestres seguidos, acumulando a pior série histórica. Os ricos estão mais ricos e os pobres estão mais pobres. A parte mais pobre teve perda acumulada de 17, 1% na renda, enquanto os 10% mais ricos do país tiveram um incremento de 2, 55% na renda.

Para chamar atenção da sociedade para a pobreza extrema e arrecadar recursos, mais de 1.500 voluntários estarão nas ruas da Savassi e do Centro de Belo Horizonte, participando do projeto Coleta, da ONG Teto, entre 23 e 25 de agosto. Os voluntários poderão ser identificados pelo uso de coletes azul e branco.

O Teto chegou em Minas Gerais há um ano para promover uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todas as pessoas possam exercer plenamente seus diretos e deveres. A organização atua em defesa dos direitos das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nas comunidades mais precárias do estado, por meio de um plano de ação construído com os moradores. Em 2018 o projeto começou a ser desenvolvido com a Terra Nossa no bairro Taquaril e com a aldeia Naô Xohã, localizada no Rio Paraopeba. “O trabalho abrange projetos de melhoria do entorno da comunidade, reforma de acessos, projetos de pavimentação, fortalecimento de lideranças comunitárias, promoção de consciência social e oficinas de direito, além da construção de moradias emergenciais”, explica o coordenador da Teto em Minas Gerais, Guilherme Barra.

Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores das comunidades, o TETO conta não só com soluções de moradia, mas com a formação dos voluntários, que somam mais de 300, do qual 70 trabalham fixos em ações durante todo ano.

O Teto também é conhecida pela construção de casas de emergência minimamente dignas para quem mora debaixo de lonas ou em casas muito precárias. Para a construção dessas moradias, que são pré-fabricadas, os voluntários passam um fim de semana no local e constroem a casa, de 18m2, feita de madeira. Elas são construídas a uma distância de 50 ou 60 centímetros do solo, sobre cilindros de madeira para o piso não tem contato com o solo, com a umidade e com o frio.

Em algumas comunidades, as casas são construídas com cerca de 15 m², devido ao espaço menor. A escolha da família beneficiada leva em consideração fatores como a renda, o número de moradores, o espaço e a precariedade da moradia. Para construir uma casa são necessários cerca de dez voluntários, com vontade de colocar a mão na massa e disposição para acordar às 4h e encerrar o trabalho às 18h. Não é necessário que a pessoa tenha conhecimento de engenharia e de construção. Mas é fundamental muita energia, ânimo e trabalho em equipe. A maioria dos nossos voluntários é universitário, mas eles contam também com a mão de obra do futuro morador e da sua família.

Coleta - O maior evento de voluntariado da organização social TETO Brasil. Mais de 4 mil voluntários estarão nas ruas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife para denunciar a realidade de mais de 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil e arrecadar recursos para financiar projetos de moradia e infraestrutura em mais de 30 comunidades onde a organização atua.

TETO - O Teto é associada à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina e está há mais de 12 anos no Brasil, atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Foram construídas mais de 4.000 casas emergenciais, em mais de 150 comunidades, além de 38 projetos comunitários, graças a doações e à mobilização de mais de 55 mil voluntários.

O número de construções é proporcional à arrecadação. O último chamado para vagas de voluntariado no grupo do Facebook do Teto foi atendido em dois minutos. Empresas também podem participar pelo programa de voluntariado corporativo - a empresa paga pela casa e leva os funcionários para construir. “A moradia emergencial é importante para liberar a pessoa desta preocupação para focar na busca de um emprego e de melhores condições”, completa Guilherme Barra.

Outras informações sobre o trabalho da TETO estão disponíveis no site www.techo.org/brasil/.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS