Brasil, 22 de Setembro de 2019

Climate Week - Após projetar Salvador como case mundial em certificação de carbono, Solví promove meta ambiciosa de mitigação de CO2

  • Escrito ou enviado por  Edgar Melo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Climate Week - Após projetar Salvador como case mundial em certificação de carbono, Solví promove meta ambiciosa de mitigação de CO2

Objetivo da companhia, pioneira na operação, é mitigar até o final deste ano mais de 20 milhões de toneladas de emissão de gases de efeito estufa

No final do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) surpreendeu ao anunciar que o Brasil mitigou entre 100,21 milhões e 154,38 milhões de toneladas de CO2e (equivalente de dióxido de carbono) no período de 2010 a 2018, alcançando de 68% a 105% da meta de mitigação estabelecida nacionalmente no plano setorial da Agricultura (Plano ABC) junto à Convenção-Quadro da Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Isso significa que a meta estipulada para 2020 - 132,9 a 162,9 milhões de toneladas de CO2e - deve ser batida com folga, principalmente com o anúncio do plano de mitigação do Grupo Solví, que ocorre durante o evento Latin America & Caribbean Climate Week (LACCW), entre os dias 19 a 23 de agosto na cidade de Salvador (BA).

O Grupo Solví, que é detentor da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (BATTRE) - que opera o Aterro Metropolitano Centro (AMC) - e também da Termoverde Salvador - a primeira usina termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Nordeste - projetou, em 2005, via BATTRE, a capital soteropolitana como case mundial como primeira a obter certificação de créditos de carbono de aterro sanitário do mundo, conseguido mitigar 8 milhões de toneladas CO2 equivalentes.

Até o final do ano, o Grupo Solvi, por meio de suas empresas baianas, além de incluir a Termoverde Caieiras, em São Paulo e a Biotérmica em Minas de Leão, no Rio Grande do Sul, pretendem mitigar mais de 20 milhões de CO2e, o que significa algo entre 10% e 20% da meta nacional estipulada pelo Plano ABC.

Para ilustrar o quanto essa iniciativa representa para o clima, as milhões de toneladas podem ser comparadas à quantidade de carbono emitido por um automóvel em 1 milhão e 700 mil voltas em torno da Terra!

Geração de energia limpa

O pioneirismo não parou por aí, a Termoverde Salvador gera em média 10.000 MWh/mês, energia suficiente para abastecer a demanda de cerca de 200 mil habitantes. A energia gerada é fornecida para consumo de grandes consumidores contribuindo com energia limpa para a diversificação da matriz energética do país.

Somando aos projetos de crédito de carbono, o Grupo Solví é líder no Brasil na geração de energia limpa a partir do biogás de aterro sanitário. Todas as suas usinas térmicas juntas geram mensalmente em média 205.000 MWh/mês, energia suficiente para abastecer uma cidade de 580 mil habitantes. A energia gerada é disponibilizada e comercializada suprindo a demanda de grandes consumidores, contribuindo para a diversificação da matriz energética do país.

Números das UVS Solví

BATTRE, Salvador, BA: 8 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

ESSENCIS, Caieiras, SP: 8,8 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

CRVR – Minas do Leão, RS: 3 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

CRVR – São Leopoldo, RS: 20 mil toneladas de CO2 equivalente (esta operação iniciou há 2 meses)

Climate Week

Entre os dias 19 e 23 de agosto a cidade de Salvador, Bahia, receberá a Climate Week. O espaço escolhido para o evento foi o Salvador Hall no Wet´n Wild. Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a Climate Week é um dos eventos regionais organizados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) que antecedem a reunião do clima da ONU, a COP-25, que será em dezembro, no Chile. O evento foi viabilizado por meio da parceria entre diversas organizações internacionais e regionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além do Governo Federal e a prefeitura de Salvador.

Sobre a Solví: O Grupo Solví possui mais de 40 anos de atividade e é composto por mais de 50 empresas, que oferecem serviços para os setores de Resíduos Públicos, Soluções Industriais, Saneamento e Valorização Energética. Presente no Brasil - São Paulo, Bahia e Pará – e países da América do Sul, como Peru, Argentina e Bolívia, o Grupo Solví conta com mais de 18 mil colaboradores em todas as suas unidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS