Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Atividade física é uma importante aliada no combate ao fumo

Deixar de fumar melhora o aspeto físico nas questões metabólicas e estéticas, eleva a autoestima e ainda desintoxica o organismo

Nesta terça-feira, 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem vítimas de alguma doença causada pelo cigarro todo ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, estima-se que esse número aumente para 8 milhões em apenas duas décadas. No Brasil, 11% das mortes são atribuídas ao tabaco, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O índice de fumantes é maior entre os homens (12,8%), enquanto entre as mulheres o percentual é de 9%.

Para quem está determinado a largar o vício e cuidar da saúde, a prática regular de atividade física é uma importante aliada. De imediato, o fumante utiliza o tempo que poderia estar fazendo uso do cigarro para diminuir a ansiedade, melhora o aspeto físico nas questões metabólicas e estéticas, eleva a autoestima e ainda desintoxica o organismo, podendo inclusive fazer o fumante abandonar o hábito. Isso acontece porque, durante a prática de exercício físico, a principal substância liberada pelo organismo é a endorfina, responsável por provocar a sensação de bem estar. Além disso, outras substâncias como a serotonina e a dopamina são liberadas auxiliando na redução do estresse e da ansiedade provocados pela abstinência ao fumo.

“Ao perceber a falta de condicionamento físico causada pelo tabaco, o fumante tende a aumentar a consciência para a necessidade de largar o vício”, afirma o pneumologista do Hapvida, Jorge Benevides. No entanto, ele alerta que alguns cuidados devem ser tomados. "O novo atleta deve sempre consultar um médico para a realização dos exames necessários a fim de analisar o seu estado de saúde e se está apto a praticar determinadas atividades", finaliza Benevides.

SOBRE O HAPVIDA

Com mais de 3,2 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 16 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::