Brasil, 22 de Setembro de 2019

8 dicas para vender o peixe da sua startup em minutos

  • Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cada vez mais comum no mundo das startups, a apresentação relâmpago, em que o empresário precisa convencer o investidor a acreditar em seu negócio em poucos minutos, requer objetividade e segurança. A ideia do “elevator pitch” envolve o conceito de que, não importa onde você esteja, quando a oportunidade surge, há pouco tempo para chamar a atenção. Um pitch pode durar cinco, dois e às vezes até um minuto. Saber extrair o melhor desse tempo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma jovem empresa em busca de capital.

“A construção do discurso é fundamental neste processo. O empreendedor precisa ser capaz de descrever os elementos-chaves do negócio com clareza, demonstrando domínio do mercado no qual ele está inserido e o potencial do negócio; tudo é avaliado de maneira holística pelos investidores”, destaca André Arcas, coach de palco e fundador da Arcas Treinamentos. Para ajudar o empreendedor nesse desafio, o especialista aponta algumas dicas importantes para o desenvolvimento de um roteiro conciso e eficaz. Confira:

1) Faça uma introdução breve:

Um dos maiores erros do empreendedor logo no começo da apresentação, na visão do especialista, é dar atenção demais para a história pessoal e para o nascimento da empresa. “Não importa como o seu negócio começou. O que importa é como a sua empresa é capaz de solucionar, como ninguém, a dor do seu público-alvo”, pondera Arcas. Neste caso, faça uma introdução rápida, entrando logo no assunto principal.

2) Explique o problema e apresente a solução:

O objetivo de toda empresa deve ser o de solucionar um problema. Explique qual a dor do seu cliente e como você a resolve – de preferência destacando o porquê da sua ideia ser a mais eficiente entre as demais disponíveis.

3) Demonstre conhecimento no mercado de atuação:

Apresente números. Quanto esse mercado fatura por ano? Quantos são os clientes potenciais? Você tem clareza do mercado total, endereçável e obtível? “Uma boa análise mostra para o investidor que você tem domínio do mercado e, portanto, potencial de desenvolvê-lo”, diz Arcas.

4) Não menospreze a concorrência:

Fuja do chavão “não tenho concorrentes”. De acordo com Arcas, ignorar a existência de outras empresas que atuam na área não demonstra que o seu negócio é inovador, apenas reflete despreparo. “Todos os problemas são resolvidos de alguma forma, ainda que não seja da mesma maneira que a sua”, explica. Sempre haverá alguma empresa absorvendo alguma demanda. Explique o que a concorrência faz de bom e ruim e como o mercado poderia ficar melhor caso o seu projeto seja implementado.

5) Domine o espaço:

O discurso não-verbal, a forma geral como você se comporta no palco, pode contar muito mais histórias do que o discurso que você passou horas ensaiando. Mantenha uma postura ereta e evite movimentar-se demais: isso passa ansiedade.

6) Responda com clareza e objetividade:

Quando chegar a hora de responder perguntas dos investidores, não seja prolixo, para não parecer que você está “enrolando”, ou que não sabe a resposta. Foque no que foi perguntado, só contextualize se for estritamente necessário.

7) Seja você mesmo:

É sempre possível perceber, seja no discurso oral ou no não-verbal, quando uma pessoa não está confortável nem se sente segura no que afirma. O investidor busca autenticidade. “Um erro fatal para qualquer negócio que está começado é querer investidores apenas pelo dinheiro. O investidor é na verdade, um parceiro e ele precisa agregar valor ao seu negócio. Se ele não tem aderência com o projeto ou o modelo de negócios, você provavelmente vai se arrepender dessa decisão no futuro”, alerta Arcas.

8) Treine, treine e treine:

Uma pessoa preparada transmite segurança e consegue driblar melhor o nervosismo. Grave a sua apresentação, assista. Desta forma, você pode perceber pontos que precisam de mais atenção, tanto do ponto de vista de roteiro quanto de expressão não-verbal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS