Brasil, 25 de Agosto de 2019

Confira o relatório trimestral de tintas qualificadas e não conformes

Programa Setorial da Qualidade, coordenado pela ABRAFATI, analisa os produtos de acordo com os requisitos das normas técnicas ABNT

O relatório trimestral das marcas de tintas qualificadas e não conformes produzido pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, válido até 01 de outubro, já está disponível para consulta. O documento, produzido a partir de análises realizadas em amostras de tintas coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo de todo o país, permite um retrato fiel e atualizado do mercado brasileiro.

Coordenado pela ABRAFATI, o PSQ – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PSQ atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análises trimestrais de produtos com base nos requisitos estabelecidos nas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As auditorias do PSQ - Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis (Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação), uma empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.

Os produtos analisados são as tintas imobiliárias látex nas cores claras (nas categorias Econômica, Standard e Premium), massas niveladoras, esmaltes sintéticos (Standard e Premium), tintas a óleo e vernizes de uso interior. Todas as amostras são avaliadas no laboratório institucional do programa, localizado no SENAI Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho), e na CEIMIC Análises Ambientais (responsável pelos ensaios para verificação do teor de chumbo).

Os resultados das análises são públicos e a lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa setorial com um histórico positivo de conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e a relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem aos requisitos estabelecidos nas normas técnicas) podem ser encontrados no site oficial do PBQP-H e também no site www.tintadequalidade.com.br, desenvolvido pela ABRAFATI.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS