Logo
Imprimir esta página

Serpro recebe nota máxima em índice de governança

Das 61 estatais avaliadas, empresa está entre as 14 que receberam nota 10 no Nível 1 do IG-Sest concedido pelo Ministério da Economia

O Serpro recebeu, no último dia 9, o certificado Nível 1 do Indicador de Governança (IG-Sest) concedido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, conquistando a nota máxima, 10. O resultado do 4º ciclo da certificação foi apresentado, em solenidade realizada em Brasília, pelo secretário-executivo adjunto do Ministério, Miguel Ragone de Mattos.

O IG-Sest avalia o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, regulamentada pelo Decreto nº 8.945/2016, e as diretrizes estabelecidas nas Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), Decreto nº 6.021/2007.

"A cada ciclo temos evoluído significativamente e, hoje, o Serpro, além de ter se mantido como Nível 1, foi premiado com nota máxima na 4ª Certificação do Indicador de Governança”, destacou o diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, Gileno Barreto, atribuindo o resultado alcançado ao esforço coletivo dos empregados do Serpro na busca da contínua melhoria da governança corporativa, ao receber o certificado.

Nesta edição, foram avaliadas 61 empresas públicas e sociedades de economia mista federais. A avaliação priorizou a efetividade do funcionamento das estruturas de governança implementadas, bem como a adoção das melhores práticas corporativas utilizadas no mercado. O IG-Sest enquadra as empresas em quatro níveis, de acordo com a nota obtida na avaliação, que passará a ser anual, de acordo com a nova determinação da Secretaria.

“No primeiro momento, queríamos que as empresas estatais se adequassem à lei e que as estruturas de governança fossem inseridas. Agora, podemos avaliar o quanto que essas estruturas estão ajudando efetivamente na governança das empresas”, disse o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, Fernando Soares.

Conquistas

Nos últimos três ciclos de avaliação, o Serpro tem se mantido na categoria máxima, no Nível 1. Na edição deste ano, a empresa atingiu a nota mais alta da certificação, passando de 9,49 para 10. Foram também agraciadas com a mesma nota as empresas públicas e sociedades de economia mista federais: Banco do Brasil, BB Gestão de Recursos-Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (BB DTVM), BB Seguridade, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal (CEF), Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Eletrobras, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Grupo Hospitalar Conceição, Petrobras, BR Distribuidora e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

Na primeira edição do IG-Sest, realizada em novembro de 2017, o Serpro obteve a nota 6,14, na categoria Nível 2. Nas três edições seguintes, duas em 2018 e esta agora, a empresa se mantém na categoria Nível 1, com as avaliações 9,49, 9,38 e 10, respectivamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2019 Clipp - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto