Brasil, 25 de Agosto de 2019

Movimento Cultural da Nova Música Brasileira Inspira Plataforma de Devassa

Marca promove ações para glorificar a cena musical que vem se destacando no país.

A lista de estilos musicais espalhados pelo Brasil é gigante, influenciados por uma herança cultural de ritmos, transformados em gêneros dançantes com forte identidade local, impactando a indústria não apenas da música, mas também o lifestyle, a moda e expressões sociais.

Nesse campo de criatividade latente, surgem grandes nomes que hoje refletem um momento único da música brasileira. Artistas, produtores e selos independentes, dividindo palco com outros nem tão novos, mas que inspiram uma juventude sedenta por representação e auto expressão. Por consequência, grandes festivais despontam no país, reunindo milhares de pessoas. Mas em um país de dimensões continentais, dá para falar que existe um movimento único acontecendo na música brasileira?

Em busca dessa resposta, em agosto Devassa lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova 'música tropical brasileira', além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. "Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado a criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical", afirma Gabriel D'Angelo Braz, Gerente de Marketing da marca Devassa do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Em fevereiro, a Devassa lançou seu novo posicionamento, TROPICAL TRANSFORMA, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer TROPICAL, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com o lançamento da plataforma, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando.

FESTIVAIS - Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país. "Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos co-criamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira", afirma Gabriel. Entre os eventos do semestre, o FESTIVAL BANANADA, em Goiânia, referência na cena por reunir artistas, produtores, empresários do meio musical vindos de todo o país, além de milhares de pessoas que buscam inspiração em sons diferentes. A marca também apoia o SARARÁ (Belo Horizonte- MG), SERASGUM (Belém - PA), RADIOCA (Salvador - BA), DOSOL (Natal - RN) e WEHOO (Recife - PE). As ações em parceria acontecem com melhorias de estrutura, palcos, experiências de marca relevantes para os presentes. A marca também lança uma embalagem edição especial com conteúdos exclusivos que conectam os consumidores com os festivais.

Na curadoria da plataforma, Devassa conta também com nomes de peso do mercado. Um exemplo é Coy Freitas, profissional ligado a indústria musical que já esteve à frente de grandes projetos. "A música brasileira vive um dos seus maiores e melhores momentos. Diversa, autoral e original. Ela se manifesta em todas as direções. E dentro dessa amplitude, existe um movimento que eu acredito muito. Quando fui convidado para trabalhar neste projeto, percebi que existia uma perfeita sintonia entre o que a marca estava dizendo e valorizando e este movimento. É global em sua essência pois dialoga com gêneros e subgêneros nascidos em outros países e ao mesmo tempo nacional. Assimila as referências de outros lugares e devolve ao mundo com este tempero tropical. Uma coleção de sons, timbres e texturas variadas e com sotaques regionais, totalmente conectado com o que acontece no planeta.", afirma Coy.

A RÁDIO TROPICAL TRANSFORMA - Como primeira iniciativa proprietária que visa amplificar as conversas da cena musical, Devassa estreia no Bananada a RÁDIO TROPICAL TRANSFORMA. De 12 a 18 de agosto, a RÁDIO terá um estúdio em Goiânia para receber convidados especiais para gravação de entrevistas e pocket shows abertos ao público, além de ser um meeting point para o evento. A ideia é que todo conteúdo vire insumo para o lançamento oficial da RÁDIO, que tomará forma via Youtube e Podcast no Spotify, com programação semanal que estreia dia 10 de agosto.

Entre os convidados já confirmados, o cantor pernambucano Otto - que também abre a semana de ações do Bananada no dia 12 de agosto, em show oferecido pela marca -, Tulipa Ruiz, Tuyo, entre outros.

O Bananada também terá o palco Devassa Tropical Transforma, mais uma ação que visa ampliar as estruturas do evento, oferecendo um diferencial desta edição.

Em formato de estúdio móvel, a RÁDIO TROPICAL TRANSFORMA seguirá para os demais festivais patrocinados por Devassa ao longo do semestre. Ainda como parte da plataforma, a marca pretende levar a diferentes cidades do Brasil ações com artistas brasileiros, em inciativas proprietárias, aliadas a estratégia de patrocínios e conteúdo.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de

13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS