Brasil, 24 de Agosto de 2019

Câmara deve votar MP da Liberdade Econômica ainda esta semana

A Medida Provisória 881/19 vai beneficiar os pequenos negócios em todo o país, que terão seus processos facilitados com a redução da burocracia pela administração pública

A Câmara dos Deputados deve votar nesta semana a Medida Provisória 881/19, que ficou conhecida como MP da Liberdade Econômica. Entre outras mudanças, a MP dispensa qualquer licença prévia para liberar atividades de baixo risco - uma regra que era aplicada exclusivamente para os casos de sustento próprio ou da família agora se estende a todos os donos de pequenos negócios. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a MP pode ser considerada uma revolução para o ambiente de negócios no Brasil, pois a proposta simplifica sensivelmente a vida dos donos de micro e pequenas empresas, que representam cerca de 99% de todas as empresas do país. “A MP reduz a burocracia, elimina uma série de licenças, alvarás, inscrições e outras autorizações exigidas pela administração pública para o exercício de atividades econômicas”, explica o presidente do Sebrae.

Segundo o texto do relator da MP, deputado Jerônimo Goergen, são considerados de baixo risco o depósito e o armazenamento de produtos não explosivos, embalados hermeticamente e em locais onde não ocorra fracionamento. Além disso, ficam dispensados de alvará também estabelecimentos de até 1,5 mil m² desde que vistoriados pelo Corpo de Bombeiros. Em seu relatório, Goergen estabeleceu, ainda, que observadas as normas de proteção ao meio ambiente, condominiais, de vizinhança e leis trabalhistas, qualquer atividade econômica poderá ser exercida em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, sem cobranças ou encargos adicionais.

“Com as novas regras, o Governo prevê a criação de mais de 3 milhões de empregos em 10 anos. Passo importantíssimo em um país com cerca de 13 milhões de desempregados”, argumenta Melles. O Brasil é muito mal posicionado nos rankings internacionais de abertura de negócios. No relatório do Banco Mundial, Doing Business, estamos na posição 140. Somos piores do que o Paquistão e Bangladesh, por exemplo. A MP 881 trata de temas diretamente relacionados à desburocratização, o que a torna fundamental,” finaliza o presidente do Sebrae.

O relatório da medida provisória tem um novo texto, que será levado à plenária amanhã. Temas controversos foram retirados para que a MP 881 pudesse passar pela votação na Câmara rapidamente. Em seguida, ele segue para apreciação do Senado. Além das propostas beneficiando os pequenos negócios, a MP acaba com as restrições de trabalho aos domingos e feriados. No dia 27 deste mês, a lei caduca, por isso, o Governo tem pressa para votar a matéria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS