Brasil, 26 de Agosto de 2019

Nestlé expande programa global de treinamento para jovens talentos da culinária

Neste Dia Internacional da Juventude, a Nestlé acelerou seus esforços para a população jovem, levando o programa Jovens Talentos Culinários (YOCUTA) para todo o mundo com sua divisão de serviços de alimentação Nestlé Professional.

Como parte da iniciativa global da Nestlé pelos Jovens, que tem o objetivo de ajudar 10 milhões de jovens a acessar oportunidades econômicas em todo o mundo, o programa global YOCUTA é projetado para desenvolver jovens talentos culinários, fortalecendo suas habilidades teóricas e práticas e preparando-os para suas carreiras profissionais. O foco é ajudar a indústria de foodservice para preencher a escassez de trabalhadores culinários qualificados em todo o mundo. Isso é possível por meio de parcerias com escolas de culinária, associações de serviços alimentícios e parceiros do setor - sem custo para os alunos. Lançado em 2015 na América Latina, o programa já ajudou mais de dois mil estudantes na área culinária. Com a expansão deste programa globalmente, a Nestlé pretende aumentar seu apoio a milhares de pessoas nos países em que opera.

No Brasil, o programa conta com a parceria dos chefs Flávio Federico, reconhecido como um dos melhores confeiteiros brasileiros, e do premiado chef francês Laurent Suaudeau, criador do Instituto Laurent. Além de aprenderem sobre técnicas culinárias, nutrição e produtos, os participantes também são capacitados pelo RH para se colocarem melhor no mercado. Nos três anos em que foi realizado no País, o programa já capacitou mais de 200 jovens. Grande parte deles está hoje empregada em grandes cozinhas, em hotéis e restaurantes, mas outra parte também segue o caminho do empreendedorismo.

"Desde 2013, através da iniciativa da Nestlé, apoiamos centenas de milhares de pessoas para estarem preparadas para o mundo do trabalho. Queremos que os jovens se tornem inovadores criativos, empreendedores e criadores de sucesso, independentemente de seu campo ou nível de especialização. A educação tradicional muitas vezes não fornece mais aos jovens as habilidades que são necessárias no local de trabalho", diz Laurent Freixe, diretor executivo da Nestlé Américas e fundador e líder da Nestlé Global Youth Initiative. Ele acrescenta: "O programa YOCUTA pode ajudar a preparar jovens para encontrar não apenas um emprego, mas uma profissão gratificante ao longo da vida, com grande potencial para uma carreira de sucesso no setor de serviços de alimentos, e a oportunidade de criar seu próprio negócio também."

Múltiplos fatores apontam para uma crescente demanda por profissionais no setor de serviços alimentícios em todo o mundo. Vagas e rotatividade continuam altas, e o número de trabalhadores qualificados disponíveis hoje é inadequado para atender às necessidades. Ao fornecer uma combinação de ensino em sala de aula, instrução prática e educação continuada, o YOCUTA pode ajudar a fornecer uma nova fonte de talentos e fazer uma diferença real para as operações de serviços de alimentação.

O YOCUTA está disponível para qualquer aluno entre 16 e 30 anos que tenha idade legal para trabalhar em seu país de residência. Os alunos vêm de uma ampla variedade de origens e demografias que precisam de apoio na empregabilidade, e a experiência culinária anterior não é necessária.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS