Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Segunda etapa da Chamada Pública para aquisição de gás natural define supridores selecionados

Próxima etapa envolve negociação das propostas entre os ofertantes e as distribuidoras individualmente

A segunda etapa da Chamada Pública para aquisição de gás natural, realizada por cinco concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e que são atendidas pelo GASBOL, foi concluída na última semana.

Nesta etapa, as distribuidoras realizaram análises comparativas das propostas recebidas, considerando critérios quantitativos e qualitativos e que resultaram na definição dos ofertantes selecionados para seguir à terceira etapa, que envolve a negociação.

Os supridores selecionados para seguir à terceira etapa da Chamada Pública estão divulgados nos sítios eletrônicos de cada distribuidora participante.

A etapa de negociações será realizada por cada concessionária de forma individual com os respectivos players selecionados, já que a chamada é coordenada pelas distribuidoras, mas os contratos são individuais e baseados nas necessidades de cada mercado atendido pelas companhias. A chamada pública e seus editais estão disponibilizados nos sites de cada distribuidora.

Esse é um importante marco na indústria do gás natural do Brasil por promover oportunidade para a entrada de novos players no setor. As concessionárias que capitanearam o processo, que teve início em 10 de agosto de 2018 com a publicação do edital de chamamento, já o consideram um grande sucesso.

Chamada Pública

Composta pelas empresas COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e SULGÁS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), a Chamada Pública Coordenada, com volume total de aquisição de aproximadamente 10 milhões de m3/dia, visa encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

Com o início do suprimento previsto para o ano de 2020, a iniciativa foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de formatação conjunta de um edital e termo de referência para este fim. Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios.

A primeira etapa da Chamada Pública surpreendeu positivamente as distribuidoras com o recebimento de 51 propostas de 15 empresas diferentes, dentre eles relevantes players da indústria do gás mundial, supridores de renováveis, produtores locais de gás de síntese, supridores de GNL de pequena escala e produtores locais.

Sítios eletrônicos das empresas participantes:

COMPAGAS: compagas.com.br
GasBrasiliano: gasbrasiliano.com.br
MSGÁS: msgas.com.br
SCGÁS: scgas.com.br
SULGÁS: sulgas.rs.gov.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS