Brasil,

PETS: Os mitos sobre gatos e gestantes

Crédito da foto: Freepik  Crédito da foto: Freepik

Todo mundo já ouviu falar sobre os perigos que os felinos representam para as mulheres gestantes, não é mesmo? Pois é, mas chegou a hora de desfazer alguns mitos e esclarecer pontos importantes sobre isso, como explica a veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire.

Engravidei, devo dizer adeus ao gatinho?

Não existe razão para isso, pelo contrário, os felinos fazem parte da família e essa relação só deve melhor com a chegada de um bebê humano em casa. “O maior medo das pessoas diz respeito a uma palavra que causa pânico nas gestantes: a toxoplasmose - infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. “Bom, em primeiro lugar é necessário entender como ela pode ser transmitida. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, é mais certo que você seja infectada pela ingestão de carnes cruas ou semi cruas”, revela a especialista.

Cápsula

O gato poderia transmitir essa doença? Sim, mas para isso você teria de ingerir as fezes do felino e o mesmo teria de estar infectado. “No entanto é preciso compreender que as fezes do gatinho contém o oocisto, uma espécie de cápsula, que só se abre e pode causar contágio depois de alguns dias. Ou seja, quem limpa diariamente a caixinha de areia do seu pet, geralmente, está livre do problema”, explica.

Segundo a organização norte-americana Humane Society, o oocisto precisa de um tempo de incubação de um a cinco dias antes de causar infecções. Para as pessoas que ainda não se sentirem seguras, a veterinária indica que usem luvas no manuseio das necessidades do pet.

Mito

A Toxoplasmose não é a doença do gato, isso é mito. Já é cientificamente comprovado as formas de contágio mais comuns são: ingestão de carne contaminada mal cozida ou crua, ou de alimentos contaminados pelo uso de facas ou objetos que tiveram contato na preparação dessa carne.

Além disso, beber água contaminada também transmite a doença, bem como comer frutas ou verduras que vieram com a terra contaminada e não foram higienizadas como deveriam.

Felinos se infectam apenas se comerem ratos, passarinhos ou outros bichinhos que estejam contaminados, ou seja, gatos domésticos, sem acesso à rua, não correm riscos.

Afeto e carinho

Gestantes podem continuar dividindo as emoções com seus gatinhos sem medo. Os felinos possuem uma capacidade grandiosa de compreender os bebês e se tornam grandes parceiros das crianças. Além disso, há quem diga que os felinos podem até mesmo virar guardiões dos bebês.

Não esqueça de levar o pet ao veterinário ao menos uma vez ao ano. Gatinhos idosos devem visitar o especialista de seis em seis meses.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS