Brasil, 24 de Agosto de 2019

Além da amizade: grupo estende parceria e cria rede de franquias

Há um ditado que muitas vezes é considerado regra: amigos, amigos, negócios à parte. Maior rede de clínicas de ortodontia do país, a Orthodontic é um exemplo de como este mito pode ser desconstruído

A decisão de abrir uma empresa costuma vir acompanhada de alguma dose de insegurança. Captar investimento, assumir riscos e administrar finanças são atividades intensas. Ao tomar este caminho, muitos empreendedores recorrem ao apoio de amigos e, neste momento, a amizade se transforma em aliada nos negócios. Neste 20 de julho, Dia do Amigo, contamos a história de um grupo de ex-colegas que se uniu para fundar uma das maiores empresas do seu segmento no país, a OrthoDontic.

A fusão de papéis de amigos e sócios não deve ser vista com maus olhos. De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, 66% dos brasileiros querem empreender e, entre aqueles que precisam de sócios, 22% encontram nos amigos o suporte necessário.

Foi mais ou menos este o enredo que resultou na criação da Orthodontic, hoje a maior rede de clínicas de ortodontia do país. Em 1999, os colegas do curso de Odontologia Fernando Massi, Ana Lúcia Massi, Claudia Consalter, Edmilson Pelarigo e Edilson Pelarigo queriam ir além dos consultórios particulares.

Na época, os serviços odontológicos não eram acessíveis a boa parte da população brasileira. Assim, com o objetivo de democratizar este acesso, em 2002, o grupo fundou a empresa. O sonho dos jovens amigos deu tão certo que a rede já conquistou os sorrisos de 4 milhões de clientes em todo o Brasil.

"Todos nós tínhamos uma inquietação criativa e empreendedora muito forte. Nós queríamos ir além do modelo de atuação que é apresentado na faculdade e, quando percebemos que o mercado tinha um potencial enorme para ser explorado, decidimos nos juntar para fazer a diferença", conta o sócio Fernando Massi. "Em 2002 começamos com uma clínica pequena no Paraná e, hoje, estamos presentes em 19 Estados, com mais de 220 unidades."

Um estudo realizado pelo Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas detectou que 23,4% não passam dos primeiros dois anos de vida. Entre os principais motivos está a falta de planejamento e gestão. Quando o empreendimento é uma sociedade entre amigos, a organização é ainda mais primordial para resistência do negócio, exatamente para evitar que as relações de amizade se confundam – e acabem por atrapalhar – a gestão.

Na estrutura da OrthoDontic, cada sócio é responsável por uma área. Fernando Massi é o diretor de Expansão – dedica-se aos projetos de inovação da rede. Claudia Consalter descobriu uma nova vocação e hoje é a diretora de Marketing e Operações, enquanto Ana Lúcia Massi é diretora financeira da marca. Ambas são referência de liderança feminina para os colegas.

Já os irmãos Edilson e Edmilson Pelarigo mantêm vínculos com a carreira de dentista. Edmilson é o diretor clínico da OrthoDontic, e Edilson se divide entre a diretoria da rede e a gestão de outros negócios da família. "Junto aos nossos sócios e ex-colegas de turma visualizamos uma oportunidade de expandir nossa atuação. Eu tinha um consultório com meu irmão, que passou a ser um dos locais onde nos reuníamos para discutir novas ideias e possibilidades", lembra Edmilson.

Sobre a OrthoDontic

A OrthoDontic é maior rede de clínicas de ortodontia do País. É pioneira em franquias nesse segmento e, desde 2002, trabalha para oferecer acesso à odontologia de qualidade e com tecnologia a toda a população brasileira. Tem atualmente mais de 220 unidades em 19 Estados do país, contabilizando mais de 4 milhões sorrisos conquistados. Além disso, a rede recebeu, em 2019, o Selo de Excelência em Franchising da ABF pelo nono ano consecutivo e se mantém desde 2014 entre as melhores franquias no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para mais informações: www.orthodonticbrasil.com.br.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS