Brasil, 24 de Agosto de 2019

Concurso de arquitetura premia ideias inovadoras que projetam ruas do futuro

Voltado para estudantes e arquitetos recém formados, premiação tem inscrições abertas até o dia 22 de julho

Com o intuito de estimular a criatividade, promover o aperfeiçoamento e contribuir com o desenvolvimento crítico dos jovens arquitetos brasileiros, o Concrete Show 2019, único evento da América Latina dedicado às cadeias construtivas do cimento e do concreto, promove, em parceria com o portal Projetar.org, um concurso exclusivo para estudantes de arquitetura e profissionais recém-formados.

O desafio proposto aos profissionais é imaginar como será a rua do futuro, contemplando em suas respectivas propostas um dos materiais de maior protagonismo na construção civil nacional, o concreto. Para participar, os futuros talentos do setor têm até o próximo dia 22 de julho para realizar as inscrições no site www.projetar.org.

A sócia do portal Projetar.org, Laila Rotter Schmidt, explica que o objetivo é convidar as jovens promessas do mercado a colaborar com ideias revolucionárias para as cidades do Brasil e do mundo. "Estamos vivendo um momento em que mudanças ocorrem a todo instante, em todos os lugares e em todos os segmentos, inclusive no contexto urbano, no qual está inserida a arquitetura. Por exemplo, já se fala em carros autônomos e em novas tecnologias de mobilidade, ou seja, há uma série de coisas que apontam para alterações estruturais nas cidades. Então, por que não dar um passo a mais e oferecer um tema contemporâneo, voltado ao que deve acontecer em breve?", afirma.

Todos os estudantes brasileiros e/ou estrangeiros, devidamente matriculados em cursos de graduação em arquitetura no País e/ou no exterior, que possam comprovar as respectivas matrículas ou que tenham até um ano de formação, estão aptos para se inscrever, por meio de grupos compostos por até cinco integrantes. Também é permitida a formação de equipes multidisciplinares, com membros de diferentes cursos, desde que os responsáveis pelas mesmas estejam cursando ou tenham concluído a graduação de arquitetura recentemente. A taxa de inscrição por equipe é de R$ 140.

Após concluída esta etapa, as equipes terão até o dia 29 de julho para a entrega das ideias propostas. A data de divulgação dos finalistas será no dia 7 de agosto e os projetos selecionados serão expostos no estande da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) durante a 12ª edição do Concrete Show, que acontece de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O resultado final, no entanto, será divulgado presencialmente no Seminário Soluções para Cidades – Ruas do Futuro, parte da programação de conteúdo do evento, no dia 15 de agosto, das 14 às 18 horas.

O júri responsável pela escolha dos vencedores será composto pelos arquitetos Benedito Abbud, Letícia Sabino, Lúcia Porto, Lula Gouveia e Meli Malatesta. Além da exposição dos projetos no evento, os três primeiros colocados terão os trabalhos publicados em revistas e blogs parceiros, receberão um certificado de participação e prêmios em dinheiro. O primeiro lugar ganhará R$ 2.300; o segundo R$ 1.700 e o terceiro R$ 1 mil.

A iniciativa conta também com o apoio da Associação Brasileira do Segmento de Placas Cimentícias para Revestimento (ABRASPLAC) e marca o 32º Concurso do Portal Projetar.org, o 5º Prêmio Soluções para Cidades e o 2º Concurso Concrete Show.

Laila comenta a importância da parceria com o evento. "Desde o primeiro momento em que fomos procurados pela ABCP, entendemos que o Concrete Show é um dos maiores eventos do setor da construção civil e o de maior importância para a indústria do concreto. Estar presente em uma feira de abrangência nacional é fundamental, pois nos permite estar em contato com os alunos e com os principais players do mercado. Afinal, tudo que um arquiteto projeta precisa ser construído, então essa aproximação entre os âmbitos projetual e de execução, que na prática são complementares, é de extrema relevância", finaliza.

12ª Concrete Show
Data: De 14 a 16 de agosto de 2019
Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas / Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP

Sobre o Concrete Show - www.concreteshow.com.br

Único evento da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show chega à 12ª edição em 2019. Realizado há mais de 10 anos, reúne, anualmente, mais de 350 marcas expositoras ao longo de três dias de evento, com soluções de mais de 50 segmentos: desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais, até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto. Reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil, neste ano o evento já tem data marcada e acontece de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), organizado pela Informa Markets - que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite: www.informamarkets.com.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS