Brasil, 24 de Agosto de 2019

Cuidados com a umidade na produção de vidros

Cuidados com a umidade na produção de vidros

Até chegar ao produto que conhecemos hoje, o vidro passou por muitas transformações. Só no Brasil, de acordo com a ABRAVIDRO - Associação Brasileira de Vidro foram feitas mais de 7.000 toneladas de vidro por dia em 2018. E desde o processo de produção até armazenagem dos vidros, o controle de umidade é muito importante para garantir a qualidade.

As manchas e bolhas no vidro laminado e o comprometimento da reflexão em espelhos estão entre alguns dos problemas que o excesso de umidade pode provocar nas chapas.

O laminado é um dos tipos de vidro mais produzidos no Brasil e um dos mais resistentes do mercado devido à presença de PVB – Polivinil Butiral em sua fabricação. Porém, ele pode perder facilmente suas características caso seja exposto ao excesso de umidade, já que o PVB é um plástico higroscópico, que absorve a água do ambiente.

É necessário um rígido controle de umidade durante a produção e transformação desse material. Para manter o equilíbrio e evitar que ocorra diminuição da adesão do PVB ao vidro, é importante que a umidade relativa gire em torno de 20% e 22%. Além disso, o ambiente deve estar completamente limpo, para que não haja alteração do produto final.

Além do mais, a armazenagem também merece uma atenção especial. As chapas de vidro devem ser colocadas em locais ventilados, livres de umidade e poeira, conforme exigências de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Especificamente as que tratam sobre a questão da umidade são as NBR 7199/14698/16673, que devem ser seguidas rigorosamente. Caso contrário, o risco de irisação, falhas na espessura, bordas e desgaste são certos. E qualquer imperfeição, por menor que seja, pode levar a perda das chapas e ao prejuízo financeiro de fabricantes e, por conseguinte, de clientes.

Em casos como esse, o uso do Desumidificador Dessecante, equipamento desenvolvido para atingir baixíssimos níveis de umidade, é extremamente importante e está diretamente ligado à qualidade do produto final.

Os novos Desumidificadores Dessecantes da Thermomatic respondem com qualidade a esse exigente segmento de mercado. Desenvolvidos para se encaixar nas necessidades das indústrias produtoras de vidro, os dessecantes operam mesmo sob temperaturas extremas, e variam de -20Cº a 60Cº.

Quer saber mais sobre aplicação para indústria de vidros? Acesse o site: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes-para-industria/controle-de-umidade-na-industria-do-vidro.html

www.thermomatic.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS