Brasil, 13 de Dezembro de 2019

Ramboll Participa do 4º Seminário Mineração &X Comunidades

Ramboll Participa do 4º Seminário Mineração &X Comunidades

Empresas, ONGs, governo e moradores debatem como construir uma nova realidade sustentável na mineração nacional

A Ramboll, multinacional de consultoria, engenharia e design, participará, nos dias 16 e 17 de julho, do 4º seminário Mineração &X Comunidades, em Belo Horizonte (MG). Com atuação reconhecida por seu foco em sustentabilidade no setor de mineração, a Ramboll realizará, no evento, o painel “Proposta de adoção de mecanismo de desenvolvimento territorial resilientes e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, apresentado por André Cintra, gerente de projetos. Na ocasião, ele apresentará às empresas do setor mineral que é possível e mais eficiente para seus negócios a adoção de mecanismos de desenvolvimento territorial bem embasados no conceito de resiliência, para fortalecer a relação entre a mineração e a comunidade, e sua contribuição para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

“A mineração tem um papel extraordinário na criação de riquezas para o País e, mais que isso, é fundamental para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. Para se ter ideia da importância econômica da mineração, ela foi responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 25% do saldo comercial brasileiro em 2017, segundo o Ministério de Minas e Energia. Para que essa riqueza não acabe sendo perdida, é importante que sejam adotadas medidas de desenvolvimento resilientes para as comunidades locais”, explica o gerente de projetos da Ramboll.

A adoção de mecanismos de desenvolvimento territoriais está diretamente conectada com diversos pontos dos ODS, como a erradicação da pobreza; educação de qualidade, uma vez que é necessária melhor qualificação de mão de obra; trabalho decente e crescimento econômico; e em construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, por exemplo. Sendo assim, é importante que as mineradoras participem mais ativamente dessas iniciativas.

Por exemplo, uma governança mais transparente e dialogada com as partes interessadas traz não só benefícios para a cidadania, sociedade e comunidade onde a mineradora está inserida, mas também fortalece uma lucratividade mais sustentável à empresa.

Essa é uma tendência em todo o mundo e, segundo um estudo da Harvard Business School, empresas com forte política de investimento em ações sociais e ambientais obtiveram na última década melhor desempenho em relação ao lucro, se comparadas às empresas com baixo ou nenhum investimento socioambiental.

“O que tem sido notado no mundo é que as mineradoras que participam e desenvolvem uma governança externa mais ativa, geram confiança e conseguem se fortalecer inclusive em relação ao lucro no decorrer dos anos. Além disso, à medida que as empresas investem no diálogo contínuo com os cidadãos e agentes da comunidade, há ganhos tanto para a sociedade civil quanto para a própria empresa, pois se criam sistemas de colaboração e resolução de conflitos focados em resultados e benefícios compartilhados, que possibilitam a sustentabilidade do negócio na região”, finaliza.

A expectativa da empresa no 4º seminário Mineração &X Comunidades é a de compartilhar abordagens inovadoras para que o setor de mineração possa lidar com os problemas e desafios existentes sob uma nova perspectiva, que integra os interesses de investidores e do negócio às aspirações da sociedade, sem entrar em uma polarização com adversários dos extremos que limita o desenvolvimento de cenários de benefícios comuns.

Sobre o 4º seminário Mineração &X Comunidades

O Seminário Mineração &X Comunidades foi criado para debater os problemas resultantes da atividade de extração mineral e buscar a harmonização de pontos de vista dos diversos atores da mineração, ou seja, das empresas mineradoras, dos moradores de comunidades impactadas pela atividade e também de ONGs, instituições financeiras, órgãos governamentais, instituições e agências regulatórias.

Com o tema “Como construir uma nova sociedade”, o evento será realizado nos dias 16 e 17 de julho, das 8 horas às 18 horas, em Belo Horizonte, no Renaissance Work Center, e conta com dezenas de empresas patrocinadoras e apoiadoras. A estimativa é que participem cerca de 250 profissionais e executivos do setor, ONGs e representantes da sociedade civil

Sobre a RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e projetos, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios instalados em mais de 35 países em todos continentes e cujo time soma 15.000 colaboradores, entre engenheiros, projetistas e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas mundiais de consultoria em serviços ambientais, segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.

No Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte e Salvador e abrirá novos escritórios em Mariana (MG) e Vitória (ES). Com mais de 100 especialistas dedicados aos diversos segmentos da empresa, a Ramboll atua nos mercados de Petróleo & Gás, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Água, Energia, Transporte e Planejamento Urbano. Em 2017, foi eleita a melhor consultoria brasileira em meio ambiente e Expert de avaliação de passivo ambiental.

Caso queria conhecer mais sobre a Ramboll, entre no site: www.ramboll.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS