Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Restaurantes solidários pelo mundo

Gentileza gera gentileza. Essa frase é muito dita, mas quanto ela é realmente praticada? Já parou para pensar no significado que os pequenos atos do seu dia, como tomar um café na padaria, seriam muito mais valioso para outra pessoa?

Seguindo esse raciocínio de mudar o dia de alguém que na Itália surgiu uma ideia inovadora. Em alguns cafés do país, você pode comprar o seu e deixar um outro pago. Chamado de “café de apoio” ou café solidário, ele tem a finalidade de ser dado de graça para pessoas que não podem pagar por uma refeição tão simples.

Essa forma de gentileza se tornou quase viral pela Europa, se espalhando para outros países. Em Portugal, na cidade de Guimarães, a iniciativa é chamada de “café suspenso” e foi implementada, inicialmente, pela Igreja Católica. Segundo os padres que tiveram a iniciativa, a ideia é expandir o conceito de solidariedade para além de um simples café, para talvez um refeição suspensa, remédio suspenso ou até roupas suspensas.

Como a famosa frase sugere, o ato foi se reproduzindo organicamente. Na jordânia, o restaurante Ezwitti trouxe esse conceito com algumas inovações. O cafezinho ou a refeição vêm acompanhados de um pequeno convite, em que aquele que convida escreve uma breve mensagem para melhorar o dia da pessoa. Assim como em Portugal, o dono do restaurante pensa em expandir o conceito para além do restaurante.

Como um vírus do bem, as boas ações contaminam aqueles que as praticam. Aqui no Brasil, já temos alguns lugares adotaram essa ideia. Em São Paulo, no bairro da Vila Madalena, o Ekoa café aderiu à essa prática. Na entrada do estabelecimento um marcador no quadro negro faz a contagem de quantos cafés cedidos o restaurantes possuem. Assim como na Jordânia, a bebida vêm acompanhada de um bilhetinho inspirador e também é possível deixar lanches e outros pratos do cardápio pagos.

Em Fortaleza, o restaurante da Maitri Denstone, aderiu ao almoço solidário, que funciona basicamente da mesma forma: o cliente paga o seu prato e deixa uma quantia a mais para alguém que precisa. Embora a proposta tenha as melhores das intenções, nem todo mundo tem bom senso. A proprietária disse que no começo muitas pessoas pediam os pratos sem realmente necessitarem, o que levou ela à impor alguns limites.

É incrível como um ato tão pequeno de caridade pode se espalhar de maneira tão rápida. Pequenas atitudes são o que movem as pessoas, um bom dia, uma palavra de apoio ou um simples cafezinho podem fazer toda diferença no dia de alguém. Então porque não começar agora? Afinal, gentileza gera gentileza.

Para mais informações, acesse o site do Lugares Pelo Mundo: https://lugarespelomundo.com.br/.

Notícias ::

Mais Itens ::