Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Programa Pulsar forma 35 profissionais

Projeto qualifica profissional para desenvolver atuação inclusiva. Próxima turma iniciará em agosto

No dia 13 de julho, encerram-se as aulas da 1ª turma da 3ª edição do Programa Pulsar, um curso teórico e prático com a proposta de fornecer elementos necessários para que profissionais possam desenvolver uma atuação inclusiva na área da educação, esporte e saúde. O projeto é voltado para profissionais que queiram se capacitar e se tornar multiplicadores de conhecimento em educação inclusiva, acessibilidade, paradesporto, inclusão, diversidade, legislação para PcDs, saúde e bem-estar. A última turma do Pulsar formou 35 novos profissionais, alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que atenderam aos requesitos do Edital Público. Em 2019, o Programa Pulsar foi apresentado e aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Em dois anos, o Pulsar qualificou aproximadamente 100 profissionais. Patrick de Souza Gonçalves, professor do Programa desde a primeira edição, em 2016, atua no movimento paralímpico desde 2007 e é coordenador de esportes no projeto de detecção de talentos paralímpicos no Brasil. "O encontro da teoria com a prática, que caracteriza o Programa Pulsar, é algo muito significante, pois permite compartilhar e desenvolver conhecimento junto aos futuros profissionais, que logo estarão em campo, atuando. A interação com o corpo discente, este ano, foi um grande diferencial. Aumentar a gama de conhecimento sobre as possibilidades do mundo da pessoa com deficiência ainda no processo de formação destes alunos é fundamental para abrir a mente para os conceitos de superação, rompimento de limites, quebra de barreiras, transposição de obstáculos. É o que chamamos 'desconstruir para reconstruir'".

A próxima turma do Pulsar está prevista para iniciar em agosto. Carina Alves, Diretora Executiva e Diretora Presidente do Instituo Superar, tem uma expectativa muito positiva em relação ao próximo grupo. "É importantíssimo para a nossa sociedade ter informação do que é, e o que pode vir a ser, um corpo social mais inclusivo, que respeita a diversidade humana. Ouço sempre relatos de alunos que encontraram no Pulsar uma complementação da graduação fundamental para lidarem com pessoas com deficiência, graças às nossas oficinas práticas, que são um dos grandes destaques do programa".

O projeto: O Programa Pulsar foi idealizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), em 2016, como legado educacional dos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em parceria com o Instituto Superar e a Universidade Alemã de Esportes de Colônia (Deutsche Sporthochschule Köln). Este ano, o projeto contou com a colaboração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que ofereceu o espaço para execução da primeira turma de 2019. As empresas Equinor, Instituto Lojas Renner, Machado Meyer, Localiza e Thyssenkrupp são os patrocinadores do projeto.

Notícias ::

Mais Itens ::