Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

A conexão para um mercado sustentável

Baseado nos ODS da ONU, clube de promoções Carambola usa a tecnologia para conectar empresas sustentáveis aos consumidores conscientes

Constantemente a comunidade internacional alerta sobre as transformações climáticas, degradação ambiental e exploração da força de trabalho. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta. E a preocupação com esse cenário é refletida no mercado consumidor. Como uma troca da sacola de plástico pela de tecido, cada vez mais pessoas tem mudado a consciência na forma de consumir produtos e serviços, para um tipo de consumo atento aos impactos socioambientais daquilo que consome.

O consumo consciente vem ganhando adeptos entre consumidores, empreendedores e produtores, mas muitas pessoas ainda encontram dificuldade em adquirir produtos e serviços com essa preocupação, assim como muitas empresas sustentáveis também enfrentam desafios para chegar até a esse consumidor. Pensando nisso, que Daniel Vaz, há cerca de 4 meses lançou o clube de promoções Carambola, uma plataforma para conectar as empresas sustentáveis com o consumidor consciente. E nesse pequeno período de tempo 33 empresas começaram a fazer parte dessa rede.

O Carambola é uma rede de empresas responsáveis, produtores locais, e pessoas que visam o equilíbrio com os princípios da sustentabilidade, através do consumo consciente. A ideia visa beneficiar a competitividade dessas empresas, e também acessar um grupo de pessoas que buscam produtos com a mesma sinergia, através de promoções.

"A nossa logomarca, por exemplo, parte da ideia de sinergia de empresas e pessoas que buscam desenvolvimento sustentável, representadas por sementes apontando para o ideal. O que é o Carambola? Somos a representação do fruto, a carambola, que envolve a semente trazendo o necessário para preservar a relação. O que a gente faz, é fazer a relação do nosso cliente, com o cliente dele", diz Daniel.

Desse modo, a plataforma pretende melhorar o desenvolvimento sistêmico, negociações com fornecedores e compartilhar clientes, oferecendo um sistema com ferramentas avançadas, para simplificar processos de loja online, caixa, sistema de revenda, controle de estoque, entre outros. Tudo com o intuito de facilitar e aprimorar todo processo de gestão empresarial. O software é bastante dinâmico. Segundo Daniel Vaz, em média, a cada vinte dias o sistema tem uma nova atualização no ar. Algo que para programas desse tamanho, pode levar até um ano.

Todas as empresas que fazem parte do Carambola são selecionadas por uma curadoria, o setor de avaliação e seleção de empresas, que se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para garantir que somente participem do Carambola empresas que contribuem com esses objetivos. Algo que Fernanda Shamdatam, responsável por esse atendimento, conhece com profundidade.

"Trabalho com economia criativa há muitos anos. Sou produtora, eu sei a dor do produtor. Isso dá uma aproximação de atendimento e de segurança do clube para o acolhimento, junto com a tecnologia, que é perfeito. É o equilíbrio, e esse equilíbrio é fantástico. É trazer otimização tecnológica para a pessoa ter tempo de olhar no olho do seu cliente e criar seu produto. Não é para complicar, é para simplificar", afirma.

Os usuários

Como um clube de promoções, o usuário do Carambola tem descontos reais nas compras em lojas cadastradas após se tornar membro Carambola. Para se tornar membro, a pessoa pode ser convidada por outros membros do clube ou se tornar um ao comprar em uma das lojas cadastradas. O cadastro para usuários e membros é totalmente gratuito, por meio do site www.carambola.club.

As empresas

Toda empresa que faz parte do Carambola é, via de regra, sustentável. Sendo assim, qualquer pessoa pode cadastrar a sua empresa e, após aprovação, estará apta a utilizar todas as ferramentas da plataforma, sem mensalidade, em um modelo de coparticipação, em que uma apenas uma pequena parte da venda é voltada para o Carambola, se for feita por meio da plataforma. O cadastro também pode ser feito no site www.carambola.club.

Ao fazer parte da plataforma Carambola, a empresa tem a sua disposição uma estrutura digital com loja online inteligente, blog, sistema de caixa, transportadora integrada, abertura de chamados, central de notificações, gestão de clientes, colaboradores e fornecedores, sistema de revendas e revendedores, gestão de pontos de entregas, produtos e categorias, pedidos com acompanhamento de venda, sistema de estoque com estoques ilimitados, suporte no plano de negócios, controle de contas bancárias, movimentações automatizadas, relatórios em tempo real e meios de pagamentos integrados, em um site seguro, com SEO completo.

Para Denner Silva, da Velho Majó, loja de produtos de couro reaproveitado com 81 anos de mercado, a adesão ao Carambola trouxe a parceria que a empresa precisava segundo os seus conceitos.

"A Velho Majó é uma empresa familiar, hoje estamos na quarta geração de fabricantes de calçados e acessórios em couro. Procuramos o Carambola com o intuito de fazermos parte de algo ainda maior. Fomos muito bem recebidos pela equipe e acreditamos no conceito e filosofia do Carambola.club. A Velho Majó é uma empresa que produz e acredita na produção artesanal e sustentável e encontramos no Carambola uma parceria ideal para o crescimento dos nossos projetos", declara.

Outra empresa é a farmácia de manipulação Bezerra de Menezes que está no mercado há mais de 35 anos e tem como responsável, Laura Rolla "Estamos no início de um processo, mas a Carambola entrou em nosso caminho trazendo a mudança que precisamos. Trouxe a soluções para os problemas antigos, otimizações de processos e estamos confiantes que fazer parte dessa rede nos trará muita prosperidade. Estamos muito felizes e gratos pela oportunidade de receber esse investimento por parte da Carambola para melhorar o nosso funcionamento", afirma.

Os projetos sociais

O Carambola, as empresas participantes, seus fornecedores e membros, apoiam projetos sociais que estão transformando o mundo em um lugar melhor. E os projetos sociais também podem fazer parte da rede, basta inscrever o projeto e, após aprovação, poderá utilizar todas as ferramentas da plataforma em um modelo totalmente gratuito e sem coparticipação. As empresas de projetos sociais são acompanhadas constantemente pelo Carambola para evitar fraudes e fomentar que empresas e usuários façam doações para esses projetos.

Carambola – clube de promoções para consumo consciente
Quem pode se cadastrar: consumidores e empresas com consciência sustentável, pelo site.
Site: www.carambola.club

Notícias ::