Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Startup desenvolve solução para gestão de RH remotamente

Sistema permite que gestor acompanhe o horário de trabalho de funcionários fora da sede da empresa

Quem é empreendedor e tem funcionários trabalhando esporadicamente fora do escritório, costuma ter uma dificuldade em comum: como controlar, de forma simples, os horários de início e fim da jornada, para que os direitos do empregador e empregado sejam sempre respeitados? A Gelt, uma empresa paranaense, ganhou um edital de inovação do Sebrae e já oferece essa funcionalidade para pequenas e médias empresas.

A primeira versão do produto foi desenvolvida para celulares smartphones e com o sistema operacional Android. Para evitar fraudes e também facilitar a administração do gestor de RH, o sistema registra as coordenadas de latitude e longitude, além do horário do aparelho, da rede de telefonia, da operadora, entre outros dados. Com isso, se algo fugir do habitual, o aplicativo alerta o setor de RH da empresa, que verifica o que pode ter acontecido.

“A ideia de desenvolver esse software veio de um problema interno nosso, pois tínhamos dificuldade em gerir o ponto, pois nossa empresa, que está em Londrina, tem funcionários trabalhando em Curitiba e em outros locais. Com isso, procuramos no mercado um produto que atendesse às nossas necessidades, mas não encontramos. Percebemos, então, que era uma oportunidade para desenvolver o nosso”, explica Tony Philip Selmer Novaes, da Gelt.

Além de ter a funcionalidade de registrar os horários de trabalho, o aplicativo também serve como um quadro de avisos. A empresa, então, ganha mais uma forma de comunicação com o funcionário, que recebe os alertas em seu próprio celular, durante a jornada de trabalho.

A segurança dos dados da empresa e do funcionário é garantida por meio de um sistema de criptografia. Armazenado na nuvem, os dados podem ser inseridos tanto por meio do celular, como por tablets ou pelo próprio computador do empregado. O sistema notifica a empresa caso o empregado saia do local determinado do trabalho.

De acordo com Novaes, o apoio do Sebrae foi fundamental para desenvolver o software. “Foi essencial na questão da gestão do aporte recebido, das reuniões, do direcionamento, da análise de mercado, além de nos ajudar a identificar as maiores dores desse tipo de processo. Sem o Sebrae não teríamos atingido o objetivo”, diz o empreendedor.

Semana da Inovação

O Sebrae promove a inovação nos pequenos negócios por meio da qualificação empresarial, conexão com novos mercados e fortalecimento dos ecossistemas de inovação. A instituição investe na consolidação de um ambiente de inovação mais consistente e eficaz, para que empresas mais capacitadas e competitivas possam surgir no mercado. No próximo mês de agosto, acontece em Florianópolis (SC) a Semana da Inovação, com dois dos mais importantes eventos do país na área de inovação e startups:

- Innovation Summit Brasil 2019: O evento envolve as principais entidades do ecossistema de inovação como universidades, investidores, fundações, governos, empresários de tecnologia e sociedade, que se unem para favorecer o crescimento da inovação e a colaboração de forma interativa. Em sua primeira edição, o Innovation Summit acontece entre os dias 12 e 14 de agosto e tem como tema principal: “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”.

- Startup Summit: O evento reunirá cerca de 3.500 startupeiros, empresários inovadores, investidores e atores do ecossistema nos dias 15 e 16 de agosto para tratar de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Entre os mais de 120 palestrantes, estão grandes nomes como: o israelense Uri Levine, um dos fundadores do aplicativo Waze; Ragnar Sass, cofundador da Pipedrive; e Lincoln Murphy, fundador da Sixteen Ventures. O evento oferece ainda uma feira de negócios para startups e diversas oportunidades de negócios e conexões.

Notícias ::