Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Equilíbrio é movimento

Tem um erro muito comum que cometemos quando falamos sobre equilíbrio, um dos paradigmas do Crossfit e do Yoga que devem ser levados pra vida: acreditar que estar em equilíbrio é estar parado. A atleta de alta performance Fernanda Surian lembra que equilíbrio é o exato oposto: movimentar-se para onde seja necessário no momento oportuno e permitir que a vida flua. Veja no texto abaixo.

Fonte: Fernanda Surian

“Muitas vezes, na vida, pensamos que equilíbrio é constância, que é manter tudo igual. Mas isso não é equilíbrio, é monotonia”. A frase é da atleta Fernanda Surian, que se dedica a treinos e competições de alta performance há 5 anos. “Pense em uma postura de Yoga, imagine-se em uma prancha de stand up paddle, por exemplo. Como você se mantém na postura, como você permanece em pé mesmo com as ondulações do mar? Movimentando seu peso de um lado para o outro, para as pernas, para os braços, dependendo do que a postura e o momento exigem. É o movimento que causa o equilíbrio”, enfatiza ela.

Ou seja, estar em equilíbrio é colocar peso ou atenção em algo dependendo da sua necessidade. Equilibrar é mudar. E o que isso significa exatamente? Ela explica: “quando em estresse, se permitir momentos de tranquilidade, quando em momentos muito parados e tranquilos, movimentar-se para se desafiar. Viver é oscilar entre o Yin e o Yang, como diz a filosofia oriental: Yin sendo o descanso, o tranquilo, o confortável, e Yang sendo o movimento, o inusitado, o desafiador”.

Mas a atleta também lembra que, se o equilíbrio não estiver na sua mente, ele não poderá ser traduzido pelo seu corpo: “a vida é um aprendizado constante, e o objetivo é que sejamos integralmente fortes, saudáveis, certo? Mente e corpo sãos. Mente e corpo trabalhando juntos, em harmonia, em equilíbrio”.

Muitas vezes, o equilíbrio vem do movimento

“Se a mente precisa se adaptar para que haja equilíbrio, muitas vezes é preciso desafiá-la, proporcionando situações que prescindam desse equilíbrio do lado de fora”, lembra Fernanda, que também é instrutora de Yoga, e segue: “é aí que entra a filosofia do Yoga: os Ásanas, ou as posturas físicas, servem para preparar a mente - tente se equilibrar em uma postura mais difícil - no começo, será terrivelmente desafiador. Muitas pessoas desistem. Mas, se você persistir, atingirá o equilíbrio, aos poucos”, revela.

Esse aprendizado do corpo se transforma, com o tempo, em um aprendizado da mente. Que é o de que se você persistir na tentativa, o equilíbrio é possível. “Transporte isso para tudo em sua vida e terá aprendido um dos princípios de estar em paz com os desafios. É dessa forma que levamos a alta performance para tudo que fazemos, entendendo seus fundamentos e multiplicando esse aprendizado para todas as áreas da vida”, finaliza.

Sobre Fernanda Surian

Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.

Fernanda Surian | www.fernandasurian.com|

Informações para a imprensa:
Planta e Cresce | | 11 2594-7891 e 99497-8523

Notícias ::