Brasil, 16 de Setembro de 2019

Alternativa sustentável ao plástico, caixas de papelão ganham preferência

Preocupação ambiental aumenta busca pela embalagem, principalmente pelo setor alimentício

Na tentativa de minimizar a presença do plástico que, descartado incorretamente, traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, a busca por embalagens alternativas tem crescido. Pesquisa recente realizada pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, constatou que as embalagens influenciam a decisão de compra. O levantamento apontou que quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para a natureza, por ser mais fácil de reciclar, além de possuir menor peso, oferecer maior praticidade e ser um material de uso seguro.

A Mazurky, por exemplo, empresa de São Bernardo do Campo (SP), especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado, tem visto crescer a procura por seus produtos.

Boa parte da demanda da Mazurky vem do setor alimentício. Além da sustentabilidade – a decomposição do papelão leva cerca de 6 meses, enquanto do plástico, pode levar até 450 anos –, outro motivo que leva à preferência pelo papelão está na qualidade que o material possui para a conservação de produtos, principalmente os de hortifruti. “Para frutas, verduras e legumes, por exemplo, a embalagem de papelão ondulado tem uma característica especial, que é o acolchoamento, evitando que os produtos sofram danos durante o transporte ou o manuseio”, fala o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz. “O papelão ondulado tem alta resistência ao empilhamento. Com essa vantagem, as embalagens podem ser sobrepostas sem que o produto sofra impacto e se danifique”, acrescenta.

Otimização de espaço, peso e preço

Ainda sobre as virtudes da caixa de papelão, Mazurkyewistz explica que os hortifrutis, alocados nesse tipo de embalagem, ocupam menos espaço de armazenamento e as caixas são montadas conforme a necessidade do cliente. “Com as caixas de papelão é possível transportar um volume de produto até 25% maior”, fala.

Outro destaque é o peso da caixa – bem mais leve. Enquanto uma caixa de plástico ou madeira pode pesar até três quilos, a de papelão não ultrapassa 800 gramas. Com isso, o custo também é vantajoso, saindo mais acessível para quem opta por essa escolha.

Sobre a Mazurky

Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS