Brasil, 21 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Smurfit Kappa reduz 29% das emissões de CO2 em sua produção global

A empresa de origem irlandesa, com operações no Brasil, dá mais um passo para se tornar um negócio totalmente sustentável e circular

De acordo com o seu mais recente relatório de desenvolvimento sustentável (SDR), a Smurfit Kappa vem fazendo progressos significativos rumo aos seus objetivos de se tornar um negócio totalmente sustentável e de economia circular.

A líder de embalagens sustentáveis alcançou uma série de marcos importantes ao longo de 2018, com metas de sustentabilidade cumpridas e até ultrapassadas antes mesmo do prazo estabelecido para 2020.

Desempenho, conquistas e pontos de destaque

- 29% de redução das emissões de CO2 fóssil em relação a 2005, ano de referência, a partir do foco em eficiência energética e do uso de fontes renováveis de combustível, como a biomassa. A meta de redução que era de 25% até 2020 foi superada já em 2018 e, agora, é de 40% até 2030;
- USD 67 milhões investidos no tratamento da água. Mais de 90% da água utilizada é devolvida à natureza em bom estado; e o restante vira vapor durante o processo ou é absorvido no produto.
- Evolução de 33% na melhoria da qualidade dos efluentes;
- Mais de 7,2 milhões de toneladas de papel recuperado e reutilizado em processos de produção globais. Redução de 7,3% dos resíduos enviados para aterros, em comparação a 2013, ano de referência;
- Mais de 7.500 conceitos de embalagens criados a partir do Better Planet Packaging, iniciativa focada no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis por meio do design, inovação e capacidade de reciclagem, que visa à redução do desperdício de resíduos.
- 76.000 m3 de florestas certificadas FSC entre 2015 e 2018;
- Investimento global de mais de USD 3 milhões em pessoas e comunidades.

Tony Smurfit, CEO do grupo, disse: "o relatório de hoje descreve o progresso que a Smurfit Kappa continua a fazer em sustentabilidade. Como líderes em embalagens sustentáveis, temos a responsabilidade de abordar os atuais desafios enfrentados pelo meio ambiente e a sociedade. "Por meio da nossa iniciativa Better Planet Packaging, comprometemo-nos a usar a nossa força de trabalho em design e inovação contra o desperdício."

Steven Stoffer, vice-presidente do grupo de desenvolvimento da Smurfit Kappa, acrescentou: "este relatório é a evidência de nossa transparência, líder no setor, e demonstra como a Smurfit Kappa está progredindo no apoio aos 2030 objetivos de desenvolvimento de sustentabilidade da ONU. "Para a Smurfit Kappa, a sustentabilidade não é apenas a mitigação das mudanças climáticas e a redução da ineficiência. Para que o empacotamento seja verdadeiramente sustentável, deve ser produzido e projetado em uma forma sustentável e ser biodegradável dentro de um tempo relativamente curto após múltiplas reutilizações. O empacotamento baseado em papel é posicionado excepcionalmente para fazer isto", completa.

O relatório também contém várias histórias de comunidades que a Smurfit Kappa está apoiando para contribuir para o seu desenvolvimento econômico e social. O objetivo é continuar gerando bem-estar e melhoria em áreas vitais para o futuro, como educação e geração de renda.

Outros destaques incluem a listagem continuada da Smurfit Kappa no FTSE4Good, Euronext Vigeo Europe 120, STOXX global ESG Leaders e o registo de investimento sustentável da Ethibel. A Smurfit Kappa Brasil participa, ainda, de organizações ambientais como o Forest Stewardship Council (FSC), o Carbon Disclosure Project (CDP) e a Water Footprint Network (WFN).

“A nova edição do Relatório de Sustentabilidade Global é mais uma prova do nosso comprometimento com os princípios da economia circular. Como a Sustentabilidade é o core business da nossa Companhia, ela está presente em nosso posicionamento estratégico e em todas as nossas operações”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil.

O relatório completo pode ser acessado em https://www.smurfitkappa.com/sustainability/our-approach

Sobre a Smurfit Kappa

Smurfit Kappa, uma empresa de FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papel do mundo, com cerca de 46.000 funcionários em aproximadamente 350 unidades de produção, em 35 países e com faturamento de 8,9 bilhões de euros em 2018. Possui operação em 23 países da Europa e em 12 países nas Américas. É o único ator pan-regional de grande escala na América Latina.

Globalmente, a companhia produz 5,9 milhões de toneladas (mais de 10,8 bilhões de m2) de embalagens de papelão ondulado, utilizando grande parte das seis milhões de toneladas de conteinerboard produzidas em suas fábricas.

Focada em Inovação e na melhor experiência do consumidor de seus clientes, a Empresa possui ao todo 700 designers e mais de sete mil conceitos de embalagens, para os mais diversos segmentos. Todos os produtos são 100% renováveis e produzidos de maneira sustentável, contribuindo para a Responsabilidade Socioambiental dos clientes.

No Brasil, possui quatro fábricas, sendo duas em Minas Gerais (Pirapetinga e Uberaba), uma no Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves) e no Ceará (Maranguape). A Empresa tem 1.800 funcionários e unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Notícias ::