Brasil, 19 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Aparelho obrigatório nas construções e que salva vidas é negligenciado no Brasil

DR pode evitar mortes por choques elétricos. No Brasil, o seu uso é obrigatório, mas apenas 27% das residências têm o equipamento instalado.

As crianças estão entre as principais vitimas de choques elétricos.

Pelo menos uma pessoa morre por dia no Brasil vítima de choque elétrico. A constatação é do último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

Os dados dão conta de que no período de 2013 a 2018, 3.657 pessoas foram vitimadas por choques fatais, o que significa 1,67 morte/dia. Somente em 2018 ocorreram 1.424 acidentes elétricos, sendo que 836 foram ocasionados por choque (59% do total) e que 214 deles foram fatais. Os choques elétricos também ocorreram, em sua maioria, em ambientes residenciais: aí foram registrados 209 choques fatais.

Tomadas sem proteção, fios desencapados, extensões e fuga de corrente em eletrodomésticos (como ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar) estão entre as principais causas dos choques elétricos. Muitos brasileiros possuem conhecimento destes perigos e tomam diversas precauções para evitá-los, mas o que a maioria não sabe é que o uso de um simples aparelho e de uso obrigatório no país é capaz de evitar boa parte das mortes e acidentes por eletricidade.

Este é o Dispositivo Diferencial Residual, cuja sigla é DR. Pequeno e quase imperceptível aos olhos dos leigos, o DR é nada mais que um protetor de vidas, utilizado nas instalações, que evita que a corrente elétrica cause um dano na pessoa que tocar a eletricidade.

Contudo, apesar de ser de uso obrigatório desde 1997 (NBR 5410), sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas. Segundo o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) apenas 27% dessas edificações possuem DR.

Com este dispositivo acidentes com eletricidade são evitáveis, como explica o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos. “O dispositivo reconhece que por determinada fiação está vazando um percentual de corrente elétrica diferente do habitual, como no caso de uma criança colocando uma chave na tomada. Assim, o DR desarma os circuitos que estão ligados a ele interrompendo o choque elétrico”.

E são justamente as crianças algumas das principais vitimas de acidentes com eletricidade. Nos últimos cinco anos analisados, 439 crianças e adolescentes (de 0 a 15 anos) morreram vitimas de choques. Em 2018, foram 34 vítimas entre as crianças de 0 a 10 anos, (5%), sendo 20 delas de 0 a 5 anos (3%).

Engenheiro Fábio Amaral mostra DR em quadro elétrico

O Engenheiro Eletricista explica que a inclusão do DR é realizada no quadro elétrico da residência. É importante contratar uma empresa especializada para a fabricação e montagem do painel elétrico e um profissional habilitado para a sua instalação. “A instalação é simples e rápida e garante maior segurança às famílias”, afirma.

Ainda segundo Fábio Amaral é importante lembrar que o DR também protege as residências contra incêndios, que são ocasionados na maioria dos casos por curtos circuitos.

Veja em quais casos o DR é obrigatório:

Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais onde existam banheiras ou chuveiros;
Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço e garagens;
Em circuitos que alimentem tomadas de áreas internas que alimentem equipamentos na área externa;
Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas das edificações.

Fonte: Item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410 e Copel

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::