Brasil, 16 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

CTG Brasil Conclui Modernização da Usina Capivara

Maior hidrelétrica do rio Paranapanema ganha 24 megawatts de potência após modernização. Projeto recebeu investimento de R$ 150 milhões

A CTG Brasil acaba de concluir o processo de modernização e repotenciação da usina Capivara, maior hidrelétrica do rio Paranapanema. Com o ganho de 24 megawatts (MW) de potência, a capacidade instalada de Capivara deve alcançar 643 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 1,2 milhão de habitantes. A CTG Brasil ainda aguarda homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os últimos 8 MW da repotenciação.

O projeto, iniciado em 2016, envolveu a modernização das quatro unidades geradoras e a repotenciação das unidades 1, 2 e 4. Além de mais energia, a modernização traz maior eficiência e confiabilidade para a usina e outras vantagens, como a instalação de equipamentos com tecnologia de ponta nos diversos sistemas de monitoração e controle das unidades geradoras.

Outro ganho é que as novas turbinas instaladas possuem rendimento nominal de 92%, contra 85% das antigas, o que permitiu o aumento de 15,6 MW de energia disponível para venda, assim como a produção de mais energia com menos água passando pelas turbinas.

A obra, orçada em R$ 150 milhões, foi concluída com 30 dias de antecedência em relação ao planejamento inicial, e contou com o envolvimento de cerca de 130 profissionais da CTG Brasil e da Voith, empresa parceira no projeto de modernização.

Para o gerente de Operação e Manutenção da UHE Capivara, Alexander Dáquila, “a modernização representa um marco para o sistema elétrico brasileiro, já que a usina, que tem 42 anos e é uma das mais importantes da região, passa a operar com mais capacidade e com tecnologia avançada”.

Renato Castilho, gerente de Engenharia de Manutenção da CTG Brasil, lembra que “a Usina Capivara foi pioneira no projeto de repotenciação no Brasil. Também foi uma das pioneiras na utilização do processo regulatório que permite o aumento da energia disponível para a venda com maior rendimento das turbinas”.

Além da usina hidrelétrica Capivara, no Paranapanema, a CTG Brasil está modernizando as usinas Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná, um projeto de R$ 3 bilhões e que levará até dez anos para ser concluído. A obra envolve a modernização de 34 unidades geradoras e a implantação de um centro de operação integrada, utilizando o que existe de mais atual na tecnologia de operação de usinas hidrelétricas.

Inaugurada em março de 1977, a Usina Capivara é operada desde 2016 pela CTG Brasil, que detém a concessão até 2029. Importante para o lazer e a economia na região, o reservatório banha nove cidades paulistas e 12 paranaenses.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, líder global em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Notícias ::