Brasil, 21 de Setembro de 2019

Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo encerra inscrições neste sábado (15)

• Escrito ou enviado por  Karine Rodrigues
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Distinção é concedida nas categorias Matemática e Divulgação Científica

Criado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) para aproximar a Matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no país, o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 está com as inscrições abertas até sábado (15).

O prêmio, lançado em 2018, é destinado a reportagens que apresentem a Matemática e as Ciências de maneira interessante e original, provoquem reflexão sobre essas áreas do conhecimento e estimulem a sua popularização no Brasil. A distinção é concedida em duas categorias: Matemática e Divulgação Científica.

Podem concorrer reportagens veiculadas em qualquer meio de comunicação – como jornal, revista, portal, blog e televisão, entre outros –, que tenham sido publicadas/exibidas entre 16 de maio de 2018 e 15 de junho de 2019.

As reportagens podem revelar práticas exemplares, talentos e inovações, assim como ter caráter investigativo, apontando problemas relacionados às categorias. No julgamento, serão considerados, principalmente, os critérios de relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade na execução da matéria.

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pelo website www.impa.br/premiodejornalismo.

As premiações são idênticas nas duas categorias, Matemática e Divulgação Científica: R$ 10 mil e troféu (vencedor); R$ 3 mil e diploma (2º lugar); R$ 2 mil e diploma (3º lugar). Para as menções honrosas, até duas por categoria, serão concedidos diplomas.

A Comissão Julgadora poderá propor um prêmio Hors-Concours, em reconhecimento a jornalistas ou órgãos de comunicação, não necessariamente inscritos no concurso, que tenham contribuído excepcionalmente na divulgação da Matemática, Ciência e Tecnologia. O vencedor será premiado com R$ 10 mil e um troféu.

A cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo será em 30 de julho, durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, no IMPA, no Rio de Janeiro. A lista dos cinco finalistas em cada categoria será divulgada nos websites e redes sociais do IMPA e da SBM até 15 dias antes da data da solenidade. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS