Brasil, 25 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Como os armazéns devem se adaptar à economia sob demanda?

Por: Paulo Takahashi, Sales Engineer Manager, Zebra Technologies Brasil

A economia sob demanda governa o mercado atual. Graças às plataformas digitais e de e-commerce, as empresas se sentem obrigadas a fornecer bens e serviços praticamente na hora– quando não em tempo real – para atender as crescentes exigências dos consumidores.

Segundo o Estudo sobre o Futuro do OmniChannel, da Zebra Technologies, o volume de pedidos online deve crescer em 76% em 2020, e os varejistas estão transformando suas lojas em pequenos depósitos para atender rapidamente aos pedidos. Da mesma forma, 78% das empresas de logística e transporte já estão se preparando para conseguir realizar entregas no mesmo dia da compra até 2021.

Cada membro da cadeia de suprimentos tem papel fundamental a desempenhar para atender às necessidades dessa economia, além de ficar atento aos processos e garantir a satisfação do cliente. Então, como as lojas devem adaptar seus fluxos de trabalho para responder às tendências do mercado? A última tecnologia desenvolvida para operações de armazenamento de mercadorias da Zebra tem a resposta.

Acelerando o ritmo da Operação OmniChannel

A estratégia Omnichannel, ou Omnicanal, consiste em aproveitar os diferentes canais de comunicação e os pontos de contato com o consumidor para oferecer uma experiência consistente. Por exemplo, se um cliente entrou no site de uma loja, adicionou alguns produtos ao carrinho de compras e saiu da sessão porque teve um compromisso fora de casa, ele poderá continuar o processo em seu celular, sem qualquer alteração. Da mesma forma, os anúncios e promoções devem ser os mesmos na loja física e na online, uma vez que ficou provado que o consumidor se sente mais propenso a efetuar uma compra quando vê o mesmo anúncio várias vezes. Além disso, as lojas estão oferecendo a seus clientes a possibilidade de fazer pedidos online e retirá-los na loja física, uma tendência já bem conhecida mundialmente como “Click & Collect”.

Seja qual for a tática escolhida para a venda "omnichannel", ela requer uma operação "omnichannel", capaz de responder à demanda do cliente. É necessário maximizar a produtividade e eficiência nos processos de gestão de estoque, seleção e embalagem de mercadorias e expedição direta de produtos, entre outros. Tendo isso em mente, tem sido propagada nos últimos anos a adoção de novas tecnologias ergonômicas, que permitem a captura eficiente de dados independentemente da distância, com facilidade de uso e baterias capazes de trabalhar por longas horas, demonstrando a consciência que os negócios adquiriram sobre a necessidade de rápida evolução. De acordo com o Estudo sobre o Futuro do OmniChannel da Zebra, até 2022 mais de 90% das empresas adotarão dispositivos como computadores móveis, tablets e scanners de código de barras, entre outros, para seus processos operacionais.

Esse número evidencia o interesse delas não apenas em migrar para oferecer uma experiência de usuário consistente por meio de todos os seus canais de contato, mas em fazê-lo da melhor maneira possível. Sem a tecnologia adequada nos armazéns como agentes essenciais da cadeia, ter vantagem competitiva ou até mesmo permanecer no mercado será missão impossível.

Diminuindo erros na operação

Imagine que sua empresa comece a receber várias reclamações de clientes irritados sobre erros em seus pedidos. Uma pessoa recebeu suas calças em um tamanho diferente, outra recebeu um modelo de videogame diferente do que pediu, uma mãe recebeu o presente de aniversário de seu filho depois da data especial, um outro consumidor jamais recebeu sua compra. Qual você acha que é o principal desafio da cadeia?

87% das empresas entrevistadas para o estudo concordaram que o gerenciamento de retornos é o maior desafio atualmente. Para neutralizar, é essencial garantir a maior precisão possível tanto no inventário, na separação e no envio dos produtos, como na velocidade de entrega dos pedidos. Para isso, a solução pode estar na visibilidade das informações e no gerenciamento de dados que possibilitam tomar decisões rápidas e precisas.

Hoje existem tecnologias criadas com a robustez necessária para todos os tipos de ambientes, com grande poder de desempenho, grande capacidade de captura de informações - o que significa que elas não precisam passar produto por produto - e que permitem a visibilidade dos dados em tempo real. Por exemplo, o recém-lançado computador móvel MC9300 da Zebra, que, de acordo com casos reais, conseguiu aumentar a produtividade dos funcionários do depósito em até 10%. Assim como este, existe um portfólio completo de soluções disponíveis no mercado para atender ao dia a dia das operações nos armazéns, facilitando o trabalho dos funcionários e permitindo o cumprimento dos pedidos. Não se esqueça de que um cliente satisfeito é um provável comprador fiel, além de divulgar para outros possíveis clientes.

Simplificando o treinamento de operadores

Os trabalhadores da linha de base, aqueles que estão nas operações críticas da cadeia ou muitas vezes cara a cara com o cliente, tornam-se o pilar para satisfazer a demanda. São eles que precisam enfrentar a tomada de decisões para que os diferentes processos dentro do depósito sejam concluídos com sucesso, além de terem um impacto direto na qualidade do serviço da empresa.

Pensando nisso, a novidade foi criada para facilitar o trabalho dos funcionários que trabalham diariamente nos depósitos. Assim como as empresas investem tempo e dinheiro em estratégias que buscam proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, elas também devem trabalhar para proporcionar essa experiência a seus funcionários.

A tendência é no uso de acessórios que acompanham diferentes dispositivos, como computadores móveis, tablets, scanners, entre outros, que facilitam a aderência do equipamento, a gestão da carga da bateria, a comunicação entre os dispositivos para conversar entre os trabalhadores, entre outros avanços que otimizam as tarefas dos trabalhadores.

Da mesma forma, a aquisição de dispositivos desenvolvidos com o sistema operacional Android aumenta no mercado. Se as empresas tiverem outro sistema operacional, o importante é ter os provedores certos para que, com seu conhecimento e experiência, possam suportar toda a migração para o Android. No entanto, esse processo está se tornando mais fácil, porque a mesma tecnologia já oferece os aplicativos e ferramentas necessários para uma migração segura.

O Android é o sistema operacional mais usado no mundo. Portanto, todos os usuários da tecnologia terão uma experiência positiva, pois é muito semelhante ao que eles veem e usam em seus dispositivos pessoais. Além disso, há equipes com ferramentas de gerenciamento e desenvolvimento que permitem não apenas controlar e gerenciar vários dispositivos de uma só vez, mas também medir seu desempenho, fortalecendo a barreira de segurança que protege tanto a informação quanto a tecnologia de qualquer tentativa de interrupção.

Pensar em tecnologia de ponta para os trabalhadores reduz o tempo de treinamento de funcionários antigos e novos e otimiza seu desempenho, produtividade e eficiência. Para eles, será a extensão do seu conhecimento.

Para mais informações sobre a tecnologia desenvolvida para armazenamento, visite o site da Zebra.

###

SOBRE A ZEBRA

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) empodera à linha de base dos negócios no varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde e outras indústrias para alcançar sua vantagem competitiva. Com mais de 10.000 parceiros distribuidores em 100 países, oferecemos soluções à medida desde o início até o fim da cadeia, conectando pessoas, ativos e dados de forma inteligente para ajudar nossos clientes a tomar decisões críticas de negócio. Nossas soluções líderes no mercado, elevam a experiência de compra, rastreiam e gerenciam estoques, bem como otimizam a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente. Classificada entre as melhores empresas empregadoras nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, a Zebra ajuda seus clientes a capturar sua vantagem competitiva. Para mais informações, acesse www.zebra.com ou assine nossos alertas de notícias. Siga-nos no LinkedIn, Twitter e Facebook.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::