Brasil, 25 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Segurança: item cada vez mais decisivo na hora de escolher um imóvel

Adotando equipamentos cada vez mais modernos, que vão de câmeras de segurança que filmam em full hd e com infravermelho a monitoramento de presença pelo celular, lançamentos residenciais apostam cada vez mais nesse quesito como atrativo para seus compradores

Sensor térmico, câmeras de segurança em full hd e com infravermelho, portões e portas acionados por biometria, porteiro eletrônico, câmeras speed dome que registram imagens em 360 graus. Muita tecnologia e altos investimentos, essas têm sido as principais armas usadas pelos modernos empreendimentos residenciais contra a crescente insegurança nos grandes centros urbanos. Para se ter ideia, só o mercado de segurança eletrônica movimentou, em 2018, mais R$ 6,5 bilhões; entre 2014 e o ano passado, este setor registrou um crescimento anual médio de 8%. Os dados são da Associação Brasileira de Segurança Eletrônica (Abese).

Grande parte desses investimentos está indo para o setor imobiliário que cada vez mais traz projetos munidos com sistemas e equipamentos de última geração que garantem segurança, não só dentro dos empreendimentos, mas também em suas imediações. Hoje, são cerca de 815 mil imóveis com sistemas eletrônicos de segurança no País, conforme levantamento da Abese. De acordo com o executivo imobiliário Thiago Galvão, diretor regional da Brasal Incorporações, o quesito é um dos que mais pesam na decisão de compra de um imóvel. “Hoje se você não oferecer um projeto que tenha um eficiente sistema de segurança, não adianta ter uma enorme área de lazer ou mesmo um imóvel com acabamento de primeira. Você tem que ter tudo isso mais a segurança total. Esses são itens dos quais as pessoas não abrem mão na hora de escolher um imóvel para morar”, destaca o executivo que acumula mais de 15 anos de experiência no mercado imobiliário.

A Brasal Incorporações, empresa com matriz em Brasília, que já tem mais de 570 unidades de apartamentos construídas em Goiânia, é a responsável pelo recente lançamento do Reserva Parque Areião, residencial que será construído na nobre região do Setor Marista, e que terá nos seus itens de segurança um diferencial para os seus futuros moradores.

Botão de pânico

A engenheira de planejamento, custo e controle da Brasal, Sarah Stefan Rabelo, explica que o empreendimento contará com equipamentos e sistemas de segurança que são novidades em Goiânia. Um deles é o botão de pânico, que ficará no quarto principal de cada apartamento e, ao ser acionado, emitirá um sinal de alerta diretamente na guarita do edifício. De acordo com Sarah, o mecanismo poderá ser acionado em durante qualquer situação em que o morador ou os moradores se sentirem ameaçados por algum perigo eminente. Ela explica ainda que após a entrega do prédio, a empresa dará um treinamento inicial aos porteiros do residencial, sobre como proceder quando o botão for acionado em algum apartamento.

Segundo a engenheira, as áreas comuns do Reserva Parque Areião também contarão com um forte esquema de monitoramento, dotado de 50 câmeras de alta resolução, com eficiência no registro de imagens inclusive à noite. Os equipamentos serão instalados em locais definidos por consultoria especializada. A guarita do condomínio será blindada, para uma maior segurança também do porteiro. O acesso dos moradores na portaria será por leitor biométrico.

Além das ações para inibir assaltos, furtos e invasões, o empreendimento traz em seu projeto dispositivo que também contempla a segurança contra acidentes. É o caso, por exemplo, do sensor térmico, que ficará localizado nas cozinhas dos apartamentos e que emitirá um alerta se o local ultrapassa a temperatura de 60º C. “Isso é importante pois, às vezes a pessoa esquece alguma panela no fogo ou algum outro eletrodoméstico ligado, evitando assim incêndios, que podem colocar em risco outras unidades”, diz Sarah.

Os sistemas de automação também farão a diferença para a segurança do empreendimento. Conforme explica a engenheira Sarah, grande parte dos dispositivos de segurança que poderá ser controlada dos smartphones dos proprietários. Um exemplo é o controle de intrusão, que funcionará por meio de um sensor de movimento instalado na porta do apartamento, que detecta sua abertura. “O morador poderá controlar todas as vezes em que a porta for aberta ou fechada. Ele também poderá verificar, por exemplo, os horários de chegada e saída dos filhos e funcionários”, exemplifica.

360 graus

O Celebrate Vaca Brava, residencial que está sendo construído na região do Parque Vaca Brava, em Goiânia, pela Dinâmica Engenharia, também traz o quesito segurança como um de seus principais diferenciais no projeto. “Sistemas de segurança que tragam tranquilidade para os moradores é algo obrigatório em qualquer empreendimento imobiliário. O que se tem de diferente é que em alguns projetos, além de medidas já convencionais como cerca elétricas e circuito interno de monitoramento, os investimentos em segurança vão além. Por exemplo, o Celebrate tem um pet place interno, para que o morador não precise sair a rua muito cedo ou à noite com seu animal. Hoje isso é uma inovação, daqui a pouco será uma exigência, assim como foi com os prédios que passaram a ter pulmão de segurança”, esclarece o incorporador Mário Valois, diretor da empresa.

O engenheiro da Dinâmica, Marco Antônio Soares de Carvalho, explica que no residencial Celebrate Vaca Brava, além das tradicionais cercas elétricas ao redor do prédio, o empreendimento terá duas câmeras speed dome que farão imagens em 360 graus. “Essas câmaras ficam rodando em 360 graus, dão zoom e possuem imagem bem nítida. A grande vantagem é que com uma câmera consegue-se monitorar todo o entorno do prédio. Essas são o mesmo tipo de câmera utilizado para monitoramento de segurança em Goiânia, como por exemplo as usadas na região do Parque Vaca Brava, com um grande maior poder de visualização”, revela o engenheiro.

O videomonitoramento do condomínio será feito também por outras oito câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos e uma microcâmera em cada um dos seis elevadores do edifício. O engenheiro conta ainda que um software de controle de acesso terá fotos digitalizadas dos moradores. “Os portões eletrônicos serão de alta velocidade, a portaria será entregue com possibilidade de ser controlada remotamente e haverá pulmão de segurança, para que o visitante não entre diretamente no prédio. Há uma primeira entrada e só após a identificação o acesso é liberado”, explica Marco Antônio sobre outros itens de segurança que serão entregues no residencial.

Outra inovação em termos de segurança prevista no Celebrate Vaca Brava é que todos os apartamentos virão preparados para a instalação de câmeras internas. “Caso o morador queira, basta ele instalar os equipamentos e sua central particular, contratando uma empresa particular para isso”, revela o Marco Antônio.

Tendências

O consultor sênior em segurança, o especialista Ivan Hermano Filho, ressalta que os condomínios estão com uma necessidade de segurança cada vez maior. Ele conta que muitos prédios em Goiânia estão optando pelas portarias remotas, que ao invés de contar com o serviço de um porteiro, tem vários funcionários monitorando remotamente de uma central, a saída e entrada de qualquer um no edifício.

Mas segundo o consultor, mesmo nos prédios em que a figura do porteiro ainda existe, os mesmos estão recebendo novos tipos de treinamentos, que funcionam aliados às novas tecnologias em segurança. “Como os condomínios estão mais informatizados, os porteiros agora precisam saber o básico de informática, para, por exemplo, tirar uma foto digital, escanear um documento. Quando a portaria é remota, esse conhecimento precisa ser mais avançado, devido aos controles de acesso do edifício e outras tecnologias”.

A melhoria da segurança eletrônica é um ponto no qual os empreendimentos estão investindo mais. “Câmeras melhores, com imagens mais nítidas, algumas até com full HD e infravermelho, estão entre os itens observados na hora de colocar o sistema de videomonitoramento”, exemplifica o consultor.

Ivan Hermano cita ainda um maior cuidado com o controle de acesso, como diversos tipos de sensores, cercas elétricas mais eficientes e o uso de alarmes. “As pessoas aqui estão usando mais alarmes, como há muitos anos já é utilizado nos Estados Unidos”, diz.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::