Brasil, 19 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Clube de Autores celebra 10 anos publicando 23% de todos os livros nacionais

Plataforma dribla a crise no setor livreiro e apresenta um crescimento de 30%

O Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação de livros da América Latina, está celebrando seus primeiros 10 anos de existência. Durante sua trajetória, a empresa vem apostando em um modelo disruptivo e bem-sucedido no mercado livreiro nacional e se apresenta em constante crescimento representando 23% de todos os livros publicados da cadeia nacional em 2018.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Clube de Autores inovou ao implantar o modelo de self-publishing no Brasil, sendo a primeira plataforma brasileira de print-on-demand (POD) a oferecer venda direta e distribuição. A plataforma já conta com mais de 70 mil livros publicados, e ganha 40 novas obras todos os dias, contabilizando um crescimento de 30% no final de 2018, mesmo com o setor em crise.

Para viabilizar a demanda da empresa, a operação conta com nove gráficas selecionadas dinamicamente por critérios como gerenciamento de demanda, especificação de arquivo, gerenciamento de custo, tiragem e geolocalização, tudo para facilitar a vida do consumidor e baratear os custos finais de cada publicação.

“O autor não paga pela publicação de seu livro na plataforma e recebe os direitos autorais dentro do valor que ele mesmo determinar. Pensando em tudo isso, encontramos gráficas localizadas estrategicamente em vários lugares do mundo, para que o custo final ao consumidor também seja justo”, diz Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

“Nossa tecnologia e modelo de negócios permite uma operação extremamente enxuta, com apenas 4 funcionários. Ou seja, a montagem de uma rede terceirizada de gráfica nos permite foco na orquestração de parceiros, não na gestão de equipamentos e funcionários – o que traz alta escalabilidade”, exemplifica.

Distribuição nacional e mundial

A partir do final de 2017, os livros da plataforma começaram a ser distribuídos em canais terceiros, como grandes livrarias, por exemplo, o que fez com que seu share de vendas mudasse desde então.

Ou seja, os leitores passam a comprar mais nos canais de vendas, enquanto os autores optam por adquirir suas obras dentro do próprio CDA. Entre 2018 (ano inteiro) e o 1° trimestre de 2019, o share de canais aumentou em 10%.

Almeida explica que, com as vendas distribuídas física e virtualmente, o Clube conseguiu desenvolver um algoritmo de detecção de quais livros tem potencial de se tornarem best-sellers com base em dados como tema, velocidade de evolução das vendas, cadência de leitura.

"Hoje, apenas o Clube de Autores consegue entrar com uma base relevante de independentes para a formação de best-sellers por conta do seu volume, além disso, em um acordo de POD envolvendo redes internacionais de gráficas, a empresa passou a ser a primeira plataforma de autopublicação a vender e a entregar em todo o globo”, comemora o empresário.

A empresa já havia recebido seu primeiro reconhecimento internacional, em 2014, ao considerado o empreendimento mais inovador do mundo no segmento de “publishing” pela London Book Fair e passou a sonhar mais longe das fronteiras brasileiras, que resultaria em sua expansão de vendas para o mundo todo.

“O Clube de Autores é a cauda longa do mercado editorial brasileiro. Sendo o maior em autopublicação, com 85% de participação no mercado nacional, é natural que os futuros grandes best-sellers venham do nosso acervo – o que nos transformará na cabeça de um mercado editorial já em forte movimento de transformação”, finaliza Almeida.

Notícias ::