Brasil, 17 de Agosto de 2019

Cosmetopeia, do Instituto Harris, avalia segurança de quase 3 mil ingredientes da área cosmética

Formuladores e consumidores já podem acessar informações relativas a 2960 ingredientes usados em cosméticos, em app disponível para Android

As pessoas interessadas em reunir informações embasadas sobre segurança de ingredientes para produtos cosméticos já podem contar com uma ferramenta científica disponível para Android (com download pelo Google Play): a Cosmetopeia, desenvolvida pelo Instituto Harris. O Instituto, referência em avaliação de segurança de cosméticos, já disponibiliza em sua ferramenta exatos 2960 ingredientes avaliados para acesso por formuladores e consumidores.

"O desenvolvimento de produtos de qualidade, com formulações seguras à saúde humana e ao meio ambiente, tem se tornado uma questão crucial para as indústrias de cosméticos e seus consumidores. Esse princípio faz parte do conceito de Safe Design, que caracteriza a geração de itens que ofereçam periculosidade baixa ou nula aos seres humanos e ao ecossistema. Tais cuidados já provaram ser mais econômicos também", avalia a Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris.

A fim de facilitar o acesso pelo público brasileiro, as informações da ferramenta Cosmetopeia estão em Inglês e Português. Para mais informações sobre a ferramenta, entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail .

Na Cosmetopeia, são encontradas análises dos dados disponíveis na literatura científica referendada, sob a forma de avaliações de segurança de cada ingrediente, realizadas por uma equipe experiente e especializada. As avaliações são apresentadas com base nas propriedades físico-químicas, dados toxicológicos e usos pretendidos do ingrediente em produtos cosméticos. Além de fornecer informações regulatórias, como ingredientes proibidos e limites estabelecidos tanto no âmbito nacional (Anvisa), quanto internacional (USA-FDA e Comissão Europeia), o app traz avaliações críticas com conclusões relativas à segurança de cada ingrediente, assim como possíveis desafios ao formulador, como potenciais incompatibilidades.

Sobre o Instituto Harris – Exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos – desde seu desenvolvimento até a produção –, assim como à consultoria científica e aos programas de treinamento e capacitação profissional relacionados às Boas Práticas da Fabricação (BPF), o Instituto Harris é referência em serviços de avaliação de riscos. Sua equipe experiente oferece suporte às atividades de criação de ativos e de produtos cosméticos desenvolvidos sob os mais altos critérios de segurança, sem o uso de testes em animais, para empresas nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse o site, FB, Instagram e Youtube, ou entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail .

Notícias ::