Brasil, 16 de Outubro de 2019

Store in store: tendência do exterior invade o Brasil

Conceito, que consiste em uma loja dentro de outra, atrai grandes marcas, visando a expansão e a aproximação com o cliente

Store in store, isto é, uma loja dentro de outra loja. Parece estranho, mas essa ideia é muito difundida nos Estados Unidos e na Europa, e cada vez mais comum no Brasil, sendo vista frequentemente nos comércios locais, supermercados, postos de gasolina, livrarias e estabelecimentos de diferentes setores.

Entre as principais vantagens do conceito, encontram-se a ocupação de espaços ociosos nos estabelecimentos, a diversificação do mix de produtos e a divulgação de outras marcas que, como consequência, atraem novos clientes. Para o cliente, por outro lado, o ponto positivo está na possibilidade de planejar a compra de variados itens em um único lugar.

Foi pensando nessas estratégias que a curitibana Esalflores, líder no mercado de flores no Brasil, investiu em lojas com o conceito store in store, ampliando sua rede com aproximadamente 65 novos pontos de venda de seus produtos. “Todo nosso conceito é criado estrategicamente no omnichannel, unificando todos os canais de venda, sem atritos ou barreiras entre o cliente e a marca”, explica o diretor geral da Esalflores, Bruno José Esperança. Além desse formato, a empresa atua com duas lojas próprias em Curitiba, e filiais e as flowers machines espalhadas pelo país.

Bom para todos

Bruno conta que a ideia de investir na store in store e ter a sua marca e empresa dentro de outra grande empresa foi uma boa solução para diversas operações: uma relação ganha-ganha, capaz de beneficiar tanto a Esalflores quanto as empresas que receberam sua marca, além dos clientes. “Às vezes, a pessoa ou comércio gostaria de ter no mix de produtos dela a floricultura, mas não consegue ter eficiência por não ser sua especialidade”, afirma. Hoje, a Esalflores está presente em lojas das redes Balaroti (materiais de construção), Etna (decoração) e Condor (supermercado).

Nesse sentido, a marca entra com a possibilidade de agregar os pontos de vendas, tendo o suporte da especializada para a gestão, orientação e apresentação dos produtos. “Essa instrução é importante, pois a flor, diferentemente de outros materiais, exige diversos cuidados. Por ser perecível, ela morre rápido se não for cuidada. Desde a estratégia do que oferecer para cada cliente até entender que ela precisa de irrigação, tudo isso é considerado na implantação da store in store”, conta Bruno.

Aquecimento no setor e na economia

A tendência da store in store está dando certo. Não só para o Bruno, da Esalflores, mas para tantos outros empresários que apostaram no conceito. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o modelo de operação cresceu de 0,03% em 2017 para 0,04% em 2018 -- uma fatia ainda pequena do mercado de franquias, mas que tende a se expandir.

Na concorrência com o comércio online, muitos varejistas estão apostando no store in store como solução. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede de supermercados Target previa fazer investimentos em 300 de suas 1,8 mil lojas no ano passado. Entre as novidades das lojas físicas, consta o modelo de store in store para cosméticos e roupas.

Uma das motivações que favorece os empresários está relacionada às questões financeiras, já que investir em uma store in store pode gerar uma economia de 20 a 30% quando comparada a uma loja única. É preciso apenas estar atento ao perfil e público da loja principal, para se associar a uma empresa de prestígio e que englobe o público buscado.

O modelo também facilita a expansão da marca e ajuda na aproximação de novos clientes. “A nossa grande motivação é estar presente positivamente na vida das pessoas, nos principais momentos. E, para isso, não importa o canal, importa estar presente para o cliente”, comenta o diretor geral da Esalflores.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS