Brasil, 25 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

ABAL promove primeira rodada de negócios entre associadas e startups

Encontro é resultado do Desafio Rastreabilidade de Produtos de Alumínio, lançado este ano pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), que aproximou a indústria do alumínio à nova economia

No início de 2019, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anunciou a sua entrada no Movimento 100 Open Startups, lançando o "Desafio Rastreabilidade de Produtos de Alumínio", com dois objetivos: fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras de controle e monitoramento para produtos específicos de alumínio (matérias-primas e semimanufaturados); e buscar essa resposta na chamada nova economia, ou seja, junto à startups.

De fevereiro a abril, startups com alto potencial de inovação se inscreveram para o Desafio e seis delas foram selecionadas (veja relação ao final deste texto). O processo chegou agora em sua etapa decisiva. No dia 23 de maio acontece a primeira rodada de negócios entre essas startups e as empresas associadas e parceiras da ABAL. "Mais do que encontrar uma solução pronta, entendemos que essa é uma oportunidade das nossas associadas participarem de um novo ambiente de inovação e estabelecerem conexões interessantes para o futuro de seus negócios", explica a diretora da área técnica da ABAL, Kaísa Couto.

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, empresa responsável pelo "match corporativo", ou seja, por fazer a aproximação entre startups e grandes empresas, revela que a iniciativa da ABAL em buscar esse ecossistema de inovação é pioneira. "A ABAL está abrindo um caminho importante ao conectar um setor tradicional da indústria à nova economia. É um movimento que tem um grande potencial transformador pela qualidade e relevância dos envolvidos", diz ele.

A rodada de negócios do Desafio Rastreabilidade acontece quinta-feira, 23 de maio, no Centro Cultural do Alumínio (CCAL). O endereço é Rua Humberto I, 220, 4º andar, Vila Mariana, São Paulo (SP).

Startups selecionadas

Byond

Desenvolvedora de plataforma e tecnologias IIoT a fim de promover visibilidade total de itens em trânsito (work-in-process) e de estoques, além de monitorar ativos.

Cargosnap

Realiza inspeção digital em processos de carregamento de cargas por meio do monitoramento por imagens e inteligência artificial.

Dlieve

Desenvolvedora de sistema de gestão logística e monitoramento em tempo real de operações e serviços em campo, via aplicativo de celular.

Pix Force

Trabalha com tecnologias de coleta e análise de imagens, usando algoritmos personalizados e inteligência artificial, a fim de fornecer informações de monitoramento e rastreabilidade.

QuadMinds

Especializada em processos de logística, conectando ativos por meio de sensores à uma plataforma de gerenciamento de informações em tempo real.

Up!

Oferece ferramenta que permite monitorar um produto até o consumidor final, por meio da instalação de um micro rastreador, que, inclusive, detecta tentativas de ação de jammers.

Sobre a ABAL

Fórum legítimo do setor, desde 1970, a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria de alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados ao negócio de seus associados. Além disso, mantêm parcerias com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração de normas técnicas para a cadeia de processos e produtos do alumínio, e contribui com a qualificação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. A missão da entidade é tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva.

Notícias ::