Brasil, 14 de Outubro de 2019

CLP vai premiar Estados que adotaram práticas inovadoras na gestão pública

Com inscrições até 19 de junho, Prêmio ‘Destaque Boas Práticas’ vai selecionar as iniciativas que mais impactaram o setor público em 2018

Políticas públicas de sucesso devem ser reconhecidas e valorizadas. Essa é a premissa do Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo CLP – Liderança Pública, que contempla os estados brasileiros que adotaram políticas públicas articuladas, instrumentalizadas e organizadas e que principalmente, fomentaram a competitividade em suas localidades. A 3ª edição da solenidade está com inscrições abertas até 19/06 e vai homenagear os estados brasileiros em três categorias: ‘Destaque Internacional’, ‘Destaque Crescimento’ e ‘Destaque Boas Práticas’.

Na categoria ‘Destaque Boas Práticas’, as iniciativas devem ser ancoradas nos dez indicadores que compõem o Ranking de Competividade, levantamento que analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal: potencial de mercado, infraestrutura, capital humano, educação, sustentabilidade social, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental.

Os vencedores receberão, no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, o troféu Destaque Boas Práticas, o reconhecimento nos canais oficiais do Prêmio via e-mail e site e terão descontos em cursos oferecidos pelo CLP para gestores públicos. Na edição de 2018, o prêmio contou com mais de 90 boas práticas inscritas de 14 estados.

“No Brasil, é imprescindível que os estados assumam um papel de protagonismo no processo de desenvolvimento local. O prêmio mostra que há profissionais públicos lutando contra todas as adversidades, estimulando suas equipes e desenvolvendo projetos inovadores e de relevância social”, explica Luana Tavares, diretora executiva do Centro de Liderança Pública.

Finalista da última edição, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTET) do Pará desenvolveu um programa para aumentar os índices de educação técnica, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional focados nas necessidades do mercado local. Já foram mais de 4.100 pessoas certificadas, em 47 municípios, por meio de 218 cursos. “O nosso desafio foi criar, de fato, uma política de estado para a educação profissional tecnológica, que é hoje o fundamento essencial de uma economia moderna e que pode colocar o Pará em condições de competitividade muito maior”, afirmou Alex Fiúza de Mello, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional.

Outro finalista, o OUV-DF, do Distrito Federal, criou uma plataforma interativa na qual o cidadão pode registrar e acompanhar a sua reclamação. Este foi o primeiro sistema público informatizado de ouvidoria do Brasil, que agiliza o contato entre o governo local e a população e utiliza os registros como subsídio para a criação de novas políticas públicas. “A adoção desse sistema trouxe economia na folha de pagamentos, pois o desenvolvimento do software equivale a 10% do valor estimado de contratação de uma empresa especializada. A nossa expectativa de futuro é unificar todos os serviços em um só lugar, onde o gestor pode com um único clique baixar todos os relatórios e resolver os problemas do cidadão”, avalia José dos Reis Oliveira, ouvidor-geral do DF.

Os estados interessados em participar do Prêmio “Destaque Boas Práticas’ podem fazer a inscrição no site do CLP até o próximo dia 19 de junho.

Sobre o CLP

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que há dez anos trabalha para tornar o Brasil um país mais democrático e que ofereça uma vida digna aos seus cidadãos. Desenvolvemos pessoas para que se tornem líderes públicos e atuamos para mobilizar a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro. Acreditamos que, somente assim, será possível termos um país que garanta a cada brasileira e brasileiro a oportunidade de uma vida mais digna.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS