Brasil, 21 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

EMBRAPII supera marca de 700 projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação

O montante chega a R$ 1,2 bilhão de investimentos em quase 10 projetos financiados por mês

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) superou a marca dos 700 projetos em inovação desenvolvidos por seus centros de pesquisas credenciados em parcerias com empresas nacionais. Somente nos primeiros 100 dias de 2019, foram firmados 44 projetos – praticamente um a cada dois dias - que totalizaram R$ 52 milhões.

A EMBRAPII é uma organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais. Atualmente, há 42 unidades credenciadas pelo País. “O modelo desburocratizado permite que os negócios tenham a celeridade e flexibilidade exigidas pelo mercado. Nossa expectativa é chegar a mil projetos até o final do ano e alcançar o investimento total de R$ 2 bilhões em PD&I”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.”

Os 700 projetos de PD&I, desenvolvidos com a chancela da EMBRAPII, totalizam R$ 1,2 bilhão, sendo 1/3 de recursos não-reembolsáveis e o restante dividido entre as Unidades EMBRAPII credenciadas e as empresas envolvidas nos projetos. Os investimentos e o número de propostas avançam ano a ano, comprovando que o modelo de negócio da EMBRAPII tem ampliado investimentos em inovação.

Em 2014, primeiro ano de atuação, foram R$ 11 milhões investidos em nove projetos. No ano seguinte, o aporte financeiro atingiu R$ 131 milhões em 69 projetos. Em 2016, foram firmados 108 projetos que totalizaram R$178 milhões e, em 2017, o número de projetos mais que dobrou em relação ao ano anterior, chegando a 214 projetos, com investimento total de R$ 342 milhões. O último ano (2018) gerou 256 novos negócios de valor total R$ 437 milhões, ou seja, quase 30 vezes mais projetos do que em seu primeiro ano de atuação.

O modelo adotado pela EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I. Funciona assim: as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das unidades que avaliam os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, a unidade disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.

Notícias ::