Brasil, 16 de Setembro de 2019

Em 5 anos de operações na Bahia, Grupo Boticário torna-se referência em inovação e automação industrial

Centro de Distribuição,  alocado em São Gonçalo dos Campos Centro de Distribuição, alocado em São Gonçalo dos Campos

Com duas unidades operacionais no estado, Grupo dispõe de um dos parques produtivos mais modernos do mundo e investe em iniciativas que transformam a realidade da região

O Grupo Boticário, referência no varejo de beleza e detentora das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box, Multi B e Vult, completa cinco anos em operação na Bahia. Desde 2014, o Grupo avançou significativamente em automação, conquistou reconhecimento internacional em tecnologia, inovação e automação no setor de cosméticos e vem criando oportunidades na região, com iniciativas socioambientais nas comunidades onde atua.

O investimento inicial para implantação de duas unidades operacionais no Estado - uma fábrica no Polo Industrial de Camaçari e um Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos - foi de R$ 732 milhões, montante que permitiu à empresa a instalação de um dos maiores parques de produção de cosméticos do País.

A fábrica foi projetada com equipamentos de última geração e alto grau de automação, o que confere ao Grupo Boticário capacidade de produção de grandes lotes, em menor tempo e com alta produtividade. Um dos destaques vai para robôs capazes de realizar a colocação de tampas em fragrâncias como o Malbec, que tem sua produção toda automatizada, do início ao fim, e hoje figura entre os produtos mais vendidos do portfólio do Grupo. Os modernos maquinários facilitam, ainda, a gestão da informação, o acompanhamento de estatísticas e rápidos diagnósticos, tanto remotos quanto em tempo real.

Desde 2014, já foram produzidos mais de 215 milhões de frascos de fragrâncias e envasados mais de 24 milhões de potes de creme. Hoje, atendendo a 50% da demanda do Grupo, a unidade de Camaçari tem capacidade para produzir até 150 milhões de itens por ano e foi projetada para 12 linhas de perfumaria e nove de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos). A fábrica também tem três linhas de estojos presenteáveis que não faziam parte do projeto original, pois essa produção acontecia fora das instalações do Grupo.

Assim como a fábrica, a tecnologia e a inovação presentes no Centro de Distribuição, alocado em São Gonçalo dos Campos, também foram fatores de reconhecimento internacional, principalmente no processo de separação de volumes fracionados. O projeto, desde a concepção, teve foco em distribuição com eficiência máxima, reduzindo o tempo de entrega dos produtos para rede franqueada e para revendedores. Atualmente, a unidade operacional alcançou o recorde de separação de mais de 1,4 milhão de peças em um único dia. Equipamentos ultra modernos permitem, por exemplo, a capacidade de expedição de 1.800 caixas de produtos e a separação 42 mil peças por hora. Desde 2014, já saíram mais 15,4 milhões de caixas para 17 estados brasileiros.

“Com posicionamento estratégico na produção e distribuição para quatro regiões do País, a operação na Bahia é motivo de satisfação para o Grupo Boticário. Em cinco anos, os resultados operacionais ganharam relevância à medida que as operações amadureceram e se consolidaram. Temos obtido excelentes indicadores e sabemos do potencial que ainda temos para crescimento no Estado”, afirma o diretor industrial, Leandro Balena.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Como parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário, as plantas da Bahia foram projetadas com atributos sustentáveis, que garantiram o pioneirismo na obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais importantes certificações de sustentabilidade do mundo. Entre os atributos destacam-se os sistemas de eficiência energética com iluminação com sensores, redução de consumo de água com estação de tratamento e reuso e captação de água de chuva. Foram adotados sistemas de arquitetura, construção e operação que otimizam o uso dos recursos naturais e primam pela qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade no entorno.

Antes mesmo de começar a operar na Bahia, o Grupo Boticário realizou um Programa de Capacitação Profissional em parceria com o BNDES e com apoio das prefeituras de Camaçari e São Gonçalo dos Campos, com o objetivo de capacitar a mão-de-obra e criar mais oportunidades para a comunidade. O programa certificou 496 pessoas para atuar como auxiliar de operação e auxiliar de logística, e mais de 100 delas foram contratadas pelo Grupo Boticário após a finalização do curso. Em cinco anos, foram criadas oportunidades para mais de 800 colaboradores, cerca de 70% deles moradores das cidades de Camaçari e São Gonçalo dos Campos.

Comprometido em promover o desenvolvimento das pessoas e transformar a realidade por meio da beleza de empreender, o Grupo Boticário, em parceria com o BNDES, construiu o Módulo Vocacional Tecnológico (MVT) e doou para o Instituto Federal da Bahia (IFBA) oferecer cursos gratuitos de formação em estética e beleza para a comunidade. Desde que começou a funcionar, em 2016, o IFBA já capacitou mais de 700 mulheres moradoras de Camaçari nos cursos de estética que promoveu no MVT, criando oportunidade para essas mulheres empreenderem na área de estética.

Grandes números da operação na Bahia (2014-2018)

Fábrica em Camaçari

- 215 milhões de frascos de fragrância
- 24 milhões de potes de cremes
- 25 milhões de estojos
- 3,5 milhões de litros do Malbec, fragrância de O Boticário considerada a mais vendida no mercado brasileiro

Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos

- Expedição de mais de 15,4 milhões de caixas
- Distribuição para 17 estados brasileiros e para outros países
- Mais de 9,2 mil carretas carregadas com produtos

Sobre o Grupo Boticário

Prestes a completar 10 anos de existência, o Grupo Boticário consolidou a sua posição como um dos principais players de beleza do mundo. Em 2018, pelo sexto ano consecutivo, o Grupo Boticário mantém a liderança na categoria de Perfumaria - uma das principais do setor - e, pela primeira vez, conquista o primeiro lugar na categoria Maquiagem, segundo dados da Euromonitor Internacional. Tais conquistas refletem no crescimento do Grupo que alcançou 7% em 2018, com receita de R$ 13,2 bilhões.

Para este ano, a empresa terá investimentos de mais de R$ 300 milhões em projetos de inovação para o varejo e em capacidade operacional. Parte desse valor será destinado à ampliação fabril com novas linhas de produção em suas duas fábricas, em São José dos Pinhais (PR) e Camaçari (BA) e a expansão dos três centros de distribuição, localizados em Registro (SP), São Gonçalo dos Campos (BA) e Serra (ES).

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS