Brasil, 23 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

CPFL Piratininga investe R$ 53,8 milhões em melhorias na rede elétrica da Baixada Santista em 2018

​​Os 631 mil clientes da região se beneficiaram com as obras de expansão, modernização e manutenção do sistema

A CPFL Piratininga, distribuidora que atende 27 municípios em São Paulo, investiu R$ 53,8 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico para os seus 631 mil clientes na Baixada Santista em 2018. O número inclui as cidades de Santos, Cubatão, Praia Grande, distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá) e São Vicente. As melhorias fazem parte do trabalho contínuo para ampliar a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia oferecido pela distribuidora, que atende, ao todo, 1,7 milhão de consumidores.

A maior parte do valor, em torno de R$ 33,2 milhões, foi destinada para ações de manutenção da rede elétrica. A CPFL Piratininga realizou, por exemplo, 91 obras de manutenção em subestação e linhas de transmissão nas cidades de Cubatão (38 obras), Praia Grande (12 obras) e Santos (41 obras), tornando a rede mais robusta e preparada para acompanhar o crescimento do mercado na Baixada Santista.

Outros R$ 12,3 milhões foram aplicados pela concessionária para melhorias do sistema. Entre as iniciativas realizadas estão a instalação de equipamentos como espaçadores e cabos multiplexados para reforçar as linhas. A CPFL Piratininga realizou, por exemplo, 374 obras de melhorias na rede secundária na Praia Grande (91 obras), Santos (225 obras) e Cubatão (58 obras).

Em 2018, a CPFL Piratininga trocou mais de 340 postes e instalou mais de 60 religadores na Baixada Santista.

As cidades receberam ainda R$ 4,1 milhões em investimentos para o fortalecimento da capacidade de carga das subestações e linhas de transmissão e distribuição locais. O reforço da infraestrutura ajuda a rede a suportar o crescimento da demanda de maneira estável e segura e torna o abastecimento local mais flexível e robusto.

A CPFL Piratininga destinou outro R$ 1,5 milhão para a inclusão de novos clientes ao sistema, por meio da ampliação da rede elétrica e da instalação de novos medidores. Esses aportes possibilitaram a ligação de novos consumidores residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbana e rural à rede elétrica da concessionária.

Cabe ainda destacar que a companhia aplicou R$ 2,6 milhões na realização de projetos especiais, como investimentos na modernização do sistema de distribuição e em redes inteligentes. Deste modo, foram trocados postes e instalados religadores, equipamento que restabelece mais rápida e automaticamente o fornecimento de energia elétrica para os consumidores.

Segundo o presidente da CPFL Piratininga, Carlos Zamboni Neto, “o objetivo final dos investimentos é garantir um fornecimento seguro e confiável de energia para os clientes, auxiliando a região em sua trajetória de crescimento”. Ao todo, a distribuidora investiu R$ 270 milhões em melhorias, expansão e manutenção em sua área de concessão no ano passado.

Qualidade do serviço. Os aportes realizados nos últimos anos levaram a empresa a se tornar uma das melhores em distribuição de energia no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CPFL Piratininga possui o menor tempo de interrupção do fornecimento de energia do País entre as grandes distribuidoras brasileiras.

Em 2018, a Duração Equivalente de Interrupções (DEC) da distribuidora, índice que mensura o tempo médio do cliente sem energia, foi de 5,92 horas, uma redução de 15% na comparação com as 6,97 horas de 2017. Para efeito de comparação, a média nacional em 2018 foi de 12,61 horas, o dobro do indicador da CPFL Piratininga.

Já a Frequência Equivalente de Interrupções (FEC), que retrata a quantidade de vezes, na média, que o consumidor ficou sem energia, também caiu 12,8% no período, para 3,88 vezes. Para este indicador, a média nacional é de 7,07 vezes.

A empresa também apostou na digitalização dos seus canais de atendimento para facilitar a vida dos seus consumidores. A concessionária reformulou os seus canais digitais, que incluem a versão desktop e mobile do site (www.cpfl.com.br) e o aplicativo “CPFL energia”, disponível para download nas plataformas iOS, Android e Windows Phone. Os canais digitais da CPFL Piratininga disponibilizam mais de 25 serviços aos seus clientes 24 horas por dia, sete dias por dia, trazendo a comodidade e facilidade para o consumidor.

Notícias ::