Brasil, 23 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

22 de abril: O descobrimento do Brasil e de seus vinhos nacionais

A Eniwine relembra as origens e homenageia o vinho brasileiro em data comemorativa

O dia 22 de abril é comemorado o descobrimento do Brasil. Não se trata de um feriado nacional, mas marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500. Oficialmente, Pedro Álvares Cabral foi o descobridor, onde estima-se que existiam cinco milhões de índios naquele período.

Em Portugal, Cabral zarpou de Lisboa em março de 1500 dentro de navios abastecido ricamente de alimentos e vinho tinto, da marca alentejana Pêra Manca. Com a má conservação dos vinhos nas embarcações, o vinho chegou em terras brasileiras estragado.

Em 1532, o nobre português Brás Cubas, foi conhecido como o primeiro viticultor do Brasil. Depois de fundar a cidade de Santos e o primeiro hospital na cidade, mandou trazer de Portugal as primeiras cepas para as encostas da serra do mar, onde hoje está localizada a cidade de Cubatão.

Já em 1901 em Bento Gonçalves, aos primeiros vinhedos com produção de uva Isabel eram elaboradas por trabalho 100% familiar, onde aos poucos foi se tornando negócio, porém sem muita qualidade. Em 1912 é inaugurada a Federação das Cooperativas de vinho do Rio Grande do Sul.

Nos anos 30, a Serra Gaúcha presenciou o surgimento de 25 cooperativas, muitas delas em funcionamento até hoje, fazendo história e vinhos que já colecionam prêmios internacionais.

Para celebrar a descoberta do Brasil, nada melhor que abrir um espumante brasileiro. A Eniwine traz o espumante 130 Espumante Blanc de Blanc do nosso parceiro Bon Vi Vin. Trata-se de um espumante muito especial. 100% uva Chardonnay, passa por 36 meses em contato com as leveduras. Elaborado por método Tradicional é elegante nos aromas com notas frutadas e nuances amanteigadas e brioche. No paladar muito frescor, untuosidade e elegância. O associado Eniwine paga no Preço 3, o valor de R$130,05.

Notícias ::