Brasil, 16 de Setembro de 2019

Páscoa – saiba como escolher o melhor chocolate

Páscoa – saiba como escolher o melhor chocolate

Nutricionista ensina qual derivado do cacau é o mais saudável

Além do sabor inconfundível, o chocolate pode ser uma fonte energética e de nutrientes importantes ao organismo. Por isso, aproveite que a Páscoa está chegando e saiba como escolher um chocolate saudável e nutricionalmente equilibrado.

Além de boas quantidades de cálcio, cobre e magnésio, um dos principais componentes presentes no chocolate são os chamados compostos bioativos, grupo de substâncias cuja capacidade antioxidante pode reduzir a ação de radicais livres, moléculas prejudiciais ao organismo e que podem acelerar o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças. Mais especificamente, os flavonoides presentes em chocolates com alto teor de cacau, são os compostos bioativos mais importantes desse alimento, e estão associados a redução no risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de cânceres, por exemplo, em razão de sua função antioxidante.

O que determina a qualidade do chocolate que consumimos é a concentração de amêndoas de cacau presente no produto, isto é, a concentração de cacau é proporcional à quantidade de antioxidantes presentes no alimento. Embora o consumidor, geralmente, opte pelo chocolate ao leite, este possui, em média, 30% de cacau em sua composição e, consequentemente, reduzido teor de componentes antioxidantes em comparação à versão meio amarga, que possui cerca de 41% de cacau, e amarga, com 70% ou mais de cacau. O chocolate branco, por sua vez, elaborado a partir de manteiga de cacau, açúcar e leite, possui, aproximadamente 4% de cacau.

Portanto, o consumidor deve dar preferência aos chocolates amargos de boa procedência, uma vez que são fabricados a partir de uma elevada concentração de cacau, baixa adição de açúcares e sem o acréscimo de leites e/ou derivados. Além disso, diversos estudos na literatura observaram que o consumo moderado de chocolate com alto teor de cacau, além de não impactar no peso ou no nível glicêmico dos indivíduos, se mostrou capaz de melhorar o perfil lipídico e diminuir a pressão arterial, colaborando para a prevenção de doenças do coração. No entanto, é importante ressaltar que, quando consumido em excesso, o chocolate pode impactar negativamente na saúde, promovendo o ganho de peso e alterações na glicemia.

Portanto, nesta Páscoa, invista na escolha de ovos que contenham, preferencialmente, o chocolate amargo, para obter o melhor dos benefícios desse alimento, evitando também os exageros. Seguindo esses passos, o chocolate pode sim fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.

Fonte: Caroline de Aquino Guerreiro – nutricionista da E4


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS