Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

A Catedral de Notre-Dame

“Hoje, vendo o incêndio que continua e continua, parece que as chamas queimam e machucam a história, os sentimentos e todos que frequentaram, pela vida e pela literatura, a igreja de Notre-Dame de Paris”

Mauricio Fronzaglia*

Meu primeiro contato com a igreja Notre-Dame de Paris foi um exercício de imaginação. Foi uma construção através da leitura do livro de mesmo nome, de autoria de Victor Hugo, em uma edição em português publicada, se não me engano, pelo clube do livro. Li nos primeiros anos dos anos 1990; em um tempo em que as enciclopédias eram o Google, as imagens disponíveis eram raras.

As descrições feitas por Victor Hugo da cidade de Paris, da Ilê de la Cité e da catedral de Notre-Dame formaram a imagem que fiz da igreja e da cidade anos antes que tivesse a oportunidade de conhecê-las, nos últimos anos do século passado. Ter seguido, pela leitura, os passos, os sentimentos e as angústias de Quasímodo (o corcunda) foi uma das mais belas e intensas experiências de leitura que tive.

Quando entrei pela primeira vez em Notre-Dame, meus passos foram lentos, meus olhares curiosos e meus sentimentos de admiração. Foi um sentimento intenso de estar maravilhado e espantado por tantas coisas e sensações belas. Eu estava entrando em um templo religioso, histórico e literário. Era como se pudesse vivenciar as tramas contadas no livro e os próprios sentimentos do autor ao escrever.

Era como se eu pudesse vivenciar as experiências sagradas dos que estiveram ali. Aos domingos, antes da missa das 18h30, o antiguíssimo órgão de tubos da Catedral acompanha os fiéis nos cantos que precedem e ocorrem durante a cerimônia. E, terminada a missa que nos remete aos rituais da idade média, o órgão continua a ser tocado por alguns minutos acompanhando e dando memórias aos devotos e visitantes que deixam Notre-Dame.

Retornei à igreja muitas e muitas vezes nos meses que vivi em Paris e a visitei todas as outras tantas vezes em que estive na cidade. É um rito obrigatório que me faz reviver e refazer a minha história e as histórias do local.

Hoje, vendo o incêndio que continua e continua, parece que as chamas queimam a machucam a história, os sentimentos e todos que frequentaram, pela vida e pela literatura, a igreja de Notre-Dame de Paris.

*Maurício Fronzaglia é especialista em relações internacionais e está disponível para entrevistas. Caso precise da foto do especialista para publicação, por favor, entre em contato.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::