Brasil, 17 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Dia Mundial do Café: uma Receita Fácil para Preparar na Cafeteira Italiana

Neste domingo, 14 de abril celebra-se o Dia Mundial do Café, a bebida mais consumida do mundo, depois da água. Segundo pesquisa realizada em 2018 pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida no mundo e o maior produtor.

Durante o período da manhã, o primeiro café do dia é muito importante. Geralmente, é só depois dele que os brasileiros saem de casa. Entretanto, é notável que nos tempos atuais o dia a dia tem se tornado cada vez mais corrido. Ainda bem que existem métodos bem práticos para se preparar um café incrível em casa. A cafeteira italiana, ou também conhecida como moka, está entre esses métodos práticos para serem utilizados no dia a dia.

A Cafeteira Italiana

Em 1919 Afonso Bialetti abriu uma pequena oficina em Crusinallo, para fabricar produtos utilizando alumínio. Posteriormente, essa pequena oficina se tornou em um estúdio para projetar e produzir itens em alumínio. Foi em 1933 que Afonso inventou a Moka Express, a famosa cafeteira italiana. Entretanto, a empresa cresceu e ficou conhecida mundialmente quando Renato Bialetti assumiu os negócios. Renato é filho de Afonso Bialetti e foi o grande responsável por propagar a Moka Espress pelo mundo. Um fato curioso sobre a cafeteira italiana é a caricatura de um senhor que vem estampada na parte superior. A inspiração da caricatura é o próprio Renato Bialetti.

Além da cafeteira italiana ser conhecida pela praticidade de se fazer um excelente café, ela também se tornou um símbolo do design. Em 2019 a marca completa 100 anos. A tradição se mantém mais viva do que nunca e, a cada ano, são lançadas versões repaginadas, com design mais contemporâneo com o uso de novas cores.

Desde então, a cafeteira italiana é um utensílio utilizado por várias pessoas diariamente na hora de preparar o seu café.

Mecanismo da Moka

A cafeteira italiana tem o corpo dividido em oito lados, o que permite a melhor distribuição do calor. Essa divisão auxilia na hora de extração do café, melhorando o aroma e sabor.

Preparando o Café na Cafeteira Italiana

Débora Reis é barista e co-fundadora da marca Coffee & Joy Cafés Especiais e ensina como ter um café perfeito extraído na cafeteira italiana em apenas 6 passos.

Primeiro, adicione água na parte inferior da cafeteira italiana, sem ultrapassar a válvula de segurança (1). Em seguida, insira o pó de café no compartimento, até encher ele todo, não é necessário pressionar o pó (2 e 3). Quando o pó é pressionado a água pode encontrar dificuldades para passar e a extração não vai ficar homogênea (uma parte pode extrair mais do que outra). É importante mencionar que a moagem deve ser ligeiramente mais grossa que os furos do compartimento onde o café é adicionado. Isso facilita a passagem da água pelo pó de café e ocasionará uma extração mais uniforme. Por fim, encaixe bem todos os compartimentos da cafeteira italiana.

Uma dica importante, adicione um pouco de água na parte superior assim que terminar de encaixar tudo (4). Isso não deixará o café queimar quando ele entrar em contato com o alumínio quente. Agora é só levar ao fogo. Deixe a chama baixa e mantenha a tampa da cafeteira italiana aberta (5). Quando o café começar a espirrar, feche a tampa e retire a cafeteira do fogo (6).

Agora é só aproveitar o café.

De acordo com Débora, o segredo, na verdade, para se ter um bom café está em “selecionar café de origem, com a torra fresca. A soma disso tudo é essencial para garantir que o consumidor terá uma bebida excelente e um alimento de qualidade. Nenhum método de preparo de café fará milagres se a matéria prima utilizada não for de qualidade.”

www.coffeeandjoy.com.br

Facebook: /coffeeandjoy