Brasil, 17 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Websérie informa sobre as características e alerta sobre ameaças para a conservação de papagaios no Brasil

Iniciativa faz parte da programação da “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”

O combate ao tráfico de papagaios, a proteção de áreas naturais e a conscientização da população são os principais desafios para a conservação das espécies.

Entre os dias 14 e 20 de abril, acontece a “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”, data que foi criada pela Secretaria de Biodiversidades dos Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2018 com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância de manter essas aves na natureza.

Pensando nisso, o Programa Papagaios do Brasil lança na próxima segunda-feira (15) o primeiro episódio de uma websérie que falará sobre as características das espécies, ameaças e ações de conservação que são empregadas pelo Programa e pelos projetos que executam e auxiliam nas ações de conservação de seis espécies de papagaios: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva); papagaio-charão (Amazona pretei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), papagaio-moleiro (Amazona farionosa). Ao todo, a produção audiovisual contará com oito episódios, que serão lançados sempre às segundas-feiras pelo site www.papagaiosdobrasil.com.br e pelas redes sociais do Programa.

Os principais desafios para a conservação dessas espécies são o combate ao tráfico de papagaios, a proteção de áreas naturais e a conscientização da população. Infelizmente, com a ajuda da internet, a venda desses animais está ficando cada vez mais fácil. Um estudo realizado pela BTB Data, uma agência de análise de dados de São Paulo, rastreou mais de 28 mil publicações de venda de animais silvestres na “web legal”, o equivalente a 55% dos anúncios, que estavam disponíveis em redes sociais ou sites de comércio eletrônico. As aves correspondem a 80% dos animais contrabandeados no Brasil.

Além disso, o blog do Programa Papagaios do Brasil é mais uma ação programada para a Semana e focará em conteúdo informativo sobre o combate ao tráfico de animais. “Grande parte desses animais são comprados como ‘animais domésticos’, então sabemos que o combate ao tráfico passa pela conscientização da população. Por isso, decidimos investir nossos esforços nas plataformas digitais e em ações de comunicação”, explica Rafael Sezerban, técnico em conservação da natureza da SPVS.

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) alinhada ao Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Papagaios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Fundação Neotrópica do Brasil, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Parque das Aves, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Notícias ::