Brasil, 23 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Agências sustentáveis garantem inclusão financeira em cidades do interior

Nova estrutura do Sicredi permite transações financeiras sem circulação de papel moeda. Pontos de atendimento funcionam com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva

Construídas a partir de contêineres, as agências Smart do Sicredi levam o conceito digital ao associado, democratizando o acesso aos produtos e serviços financeiros em pequenos municípios, sem esquecer da sustentabilidade. Cafeara, no interior do Paraná, foi a primeira cidade a receber o modelo com o conceito cashless, isto é, com transações financeiras sem circulação de papel moeda. No Estado já foram implementadas as novas estruturas em outras duas cidades: Candói e a outra no distrito de Bragantina. Fernandópolis, no interior paulista, também já conta com agência que funciona com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva.

“Mais do que realizar transações econômicas, lançamos o projeto para fazer uma transformação na vida da comunidade onde atuamos. Com a iniciativa em Cafeara desenvolvemos várias ações que demonstram os diferenciais do cooperativismo de crédito que pauta suas ações na promoção do ciclo virtuoso”, explica o presidente da cooperativa Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira.

As agências instaladas em pequenos municípios pretendem ser modelo de inclusão financeira e social, facilitando o acesso da população aos serviços bancários e diminuindo a circulação de dinheiro em espécie na cidade, o que colabora para maior segurança do associado. Além de ser um ponto de atendimento das necessidades financeiras das pessoas, que contam com conta corrente, cartão de crédito, aplicativo mobile e internet banking sem custos, o novo modelo de agência permite a movimentação de valores de forma prática e segura.

Para incentivar o hábito de pagamento eletrônico nesses locais, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados em todo o País, vem desenvolvendo várias ações e interações com as comunidades, como cursos de capacitação e distribuição de máquinas de cartões para os comerciantes.

“Seguimos crescendo com o olhar para o nosso associado. Com esse modelo, levamos produtos e serviços financeiros aos associados de Bragantina por meio digital sem esquecer da nossa premissa de um atendimento próximo realizado nas agências”, comenta o presidente da cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.

Expansão

Em 2019, o Sicredi inaugurou a primeira agência sustentável da Paraíba, em João Pessoa. A obra com conceito de arquitetura contemporânea integra a lista das agências Smart da instituição e foi construída a partir de 22 contêineres, gera sua própria energia elétrica, capta água da chuva e está em processo de certificação para obtenção do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo de maior reconhecimento internacional de sustentabilidade.

“Esse tipo de material permite o reuso, torna a construção muito mais rápida, é mais limpo e economiza recursos naturais, pois usa menos areia, tijolo, água e ferro, podendo baratear a construção em até 30%”, finaliza o presidente da cooperativa Sicredi João Pessoa, João Bezerra Júnior.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::