Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Agências sustentáveis garantem inclusão financeira em cidades do interior

Nova estrutura do Sicredi permite transações financeiras sem circulação de papel moeda. Pontos de atendimento funcionam com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva

Construídas a partir de contêineres, as agências Smart do Sicredi levam o conceito digital ao associado, democratizando o acesso aos produtos e serviços financeiros em pequenos municípios, sem esquecer da sustentabilidade. Cafeara, no interior do Paraná, foi a primeira cidade a receber o modelo com o conceito cashless, isto é, com transações financeiras sem circulação de papel moeda. No Estado já foram implementadas as novas estruturas em outras duas cidades: Candói e a outra no distrito de Bragantina. Fernandópolis, no interior paulista, também já conta com agência que funciona com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva.

“Mais do que realizar transações econômicas, lançamos o projeto para fazer uma transformação na vida da comunidade onde atuamos. Com a iniciativa em Cafeara desenvolvemos várias ações que demonstram os diferenciais do cooperativismo de crédito que pauta suas ações na promoção do ciclo virtuoso”, explica o presidente da cooperativa Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira.

As agências instaladas em pequenos municípios pretendem ser modelo de inclusão financeira e social, facilitando o acesso da população aos serviços bancários e diminuindo a circulação de dinheiro em espécie na cidade, o que colabora para maior segurança do associado. Além de ser um ponto de atendimento das necessidades financeiras das pessoas, que contam com conta corrente, cartão de crédito, aplicativo mobile e internet banking sem custos, o novo modelo de agência permite a movimentação de valores de forma prática e segura.

Para incentivar o hábito de pagamento eletrônico nesses locais, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados em todo o País, vem desenvolvendo várias ações e interações com as comunidades, como cursos de capacitação e distribuição de máquinas de cartões para os comerciantes.

“Seguimos crescendo com o olhar para o nosso associado. Com esse modelo, levamos produtos e serviços financeiros aos associados de Bragantina por meio digital sem esquecer da nossa premissa de um atendimento próximo realizado nas agências”, comenta o presidente da cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.

Expansão

Em 2019, o Sicredi inaugurou a primeira agência sustentável da Paraíba, em João Pessoa. A obra com conceito de arquitetura contemporânea integra a lista das agências Smart da instituição e foi construída a partir de 22 contêineres, gera sua própria energia elétrica, capta água da chuva e está em processo de certificação para obtenção do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo de maior reconhecimento internacional de sustentabilidade.

“Esse tipo de material permite o reuso, torna a construção muito mais rápida, é mais limpo e economiza recursos naturais, pois usa menos areia, tijolo, água e ferro, podendo baratear a construção em até 30%”, finaliza o presidente da cooperativa Sicredi João Pessoa, João Bezerra Júnior.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Notícias ::