Brasil, 16 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Consultora de beleza da Condor ensina como cuidar da barba e manter a pele saudável

A barba masculina é uma tendência que veio para ficar. As barbearias estão ganhando cada vez mais notoriedade ao oferecer serviços especializados. Assim como as mulheres, os homens querem ser mimados e ter atendimento exclusivo.

Segundo o Euromonitor Internacional, empresa de pesquisa que monitora o segmento de beleza em mais de 80 países, o setor de beleza masculina não para de crescer. Ele é o responsável por 30% do faturamento do segmento de beleza e para 2019, a estimativa é crescer 7,1%.

Para ter uma barba perfeita é fundamental cuidar da pele. “Dois dos maiores “vilões” na hora de fazer a barba são: a foliculite e a pseudofoliculite, conhecida popularmente como pelo encravado”, ressalta Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

A foliculite ocorre quando os folículos pilosos, estrutura dérmica que produz o pelo, sofrem uma invasão causada por bactérias e inflamam. O problema se manifesta na forma de pequenas pústulas (bolinhas de pus), e vermelhidão nas bordas. O pelo no centro fica coberto pela infecção. Coceira e a sensação de dor podem acompanhar o quadro. A raspagem dos pelos, o excesso de oleosidade, a umidade e o suor podem agravar a situação. A região da barba está entre as áreas mais afetadas.

Já casos de pseudofoliculite - “pelo encravado” - surgem quando o pelo no momento do crescimento não consegue vencer a barreira da pele e exteriorizar. Esse cenário provoca uma inflamação no local de saída do folículo. A raspagem dos pelos também aparece como uma das principais causas de pseudofoliculite nos homens.

Em geral, o tratamento com cremes secativos (com ou sem antibióticos) e sabonetes antissépticos são suficientes para resolver o quadro clínico. No entanto, é possível evitar que os problemas se instalem.

A dica da especialista é iniciar o barbear pelas laterais do rosto: costeletas, bochechas e maxilar. “A pele dessas regiões é menos sensível, por este motivo, pode ser a primeira a entrar em contato com a lâmina. O queixo fica por último, uma vez que os pelos aqui demoram mais para “amolecer”. A lâmina não deve ser muito pressionada contra o rosto nem ser aplicada várias vezes na mesma área. Isso aumenta o risco de ferimentos. E atenção: o corte deve acompanhar o sentido de crescimento dos pelos. O movimento contrário possibilita um barbear mais rente, mas pode render também irritações e pelos encravados”, enfatiza Luciana Maluf.

Vale também deixar para fazer a barba após o banho. A higiene facial no chuveiro melhora a lubrificação da pele e reduz o risco de ferimentos. Além disso, a água morna dilata os poros, o que melhora o barbear. Para finalizar, o indicado é usar água fria. A temperatura mais baixa restabelece a dimensão dos poros que estão dilatados com a água morna. Além disso, há uma contração dos vasinhos que ajuda a evitar sangramentos.

Lâminas sempre novas e produtos específicos: tentar prolongar a vida útil das lâminas está entre os principais erros na hora de se barbear. Quando gastas, elas podem machucar a pele e provocar cortes, justamente por obrigar movimentos repetitivos sobre a mesma. No local ficam os detritos de pele do barbear anterior, podendo acumular bactérias e fungos. No caso das versões não descartáveis, lembre-se de lavar e enxugar bem o aparelho antes de guardar o acessório.

É importante utilizar produtos específicos para barbear. Um erro comum é usar sabonetes comuns. A espuma desses produtos pode causar irritação, ardência e vermelhidão – principalmente em peles mais sensíveis. As melhores opções são: espuma em gel, em cremes ou mousses específicos para esse fim. Estes produtos deixam os pelos mais maleáveis, diminuindo o risco de lesões. “A versão em gel é indicada para peles oleosas, e o mousse funciona melhor para a pele normal. O creme, por sua vez, vai bem com peles secas e normais”, pontua a dermatologista e consultora.

Para finalizar o processo é essencial uma boa loção pós-barba. O produto auxilia no fechamento dos poros (por possuir propriedades adstringentes), hidrata e alivia irritações provocadas pela lâmina, e ainda age como cicatrizante. Evite as opções com álcool na composição. Ao contrário do que muitos pensam, essas versões só servem para irritar e ressecar a pele, além de causar ardor.

Cuidados extras: para alguns homens, a rotina de barbear é diária. Por isso, alguns cuidados são primordiais para a pele sair ilesa.

Pele com acne: pessoas que sofrem com espinhas devem ter cuidado redobrado para não cortar os pontos inflamados. Um corte errado favorece a dispersão das bactérias presentes nessas microlesões para outras áreas da pele. A recomendação é deixar as regiões com acne por último e não reutilizar a lâmina que entrou em contato com elas. Nesses casos, é ainda mais importante o uso de uma loção pós-barba com propriedades antissépticas, adstringentes e anti-inflamatórias. Em quadros mais extremos, pode ser necessário o uso de produtos especialmente formulados para a pele com acne. Em caso de dúvida consulte um dermatologista.

Massageie o rosto: depois de passar seu produto preferido para o barbear, faça movimentos circulares no rosto, de baixo para cima, antes de começar. A massagem rápida ajuda a deixar os pelos mais fáceis de serem cortados.

Barbeador elétrico: é a opção para quem quer ganhar tempo, embora não seja a mais eficiente e não permita um corte rente. Mas, por outro lado, são bons para evitar a foliculite ou os pelos encravados. Ao utilizar o barbeador elétrico é possível dispensar o uso de cremes, géis, mousses ou mesmo água.

Reserve um tempo: mesmo com um dia a dia corrido, procure separar um tempo diante do espelho para fazer a barba. O barbear às pressas, e consequentemente sem cuidado, não vai durar muito. Por isso, não deixe esse cuidado para a última hora e evite pular etapas importantes do processo – como a preparação da pele ou a finalização com produtos adequados.

Deixe a pele descansar: a recuperação é um bom jeito de fazer o barbear durar mais. Retirar os pelos é um hábito que tende a ser naturalmente irritante para a pele, e o processo pode ir ficando mais agressivo a cada barbear, principalmente para quem usa lâminas. O tempo certo quem vai dizer é a própria pele. É importante ficar atento aos sinais como irritações, coceiras e inflamações. Se esses sintomas aparecerem é um “aviso” de que a pele do rosto precisa de mais tempo para se recuperar.

Sobre a Condor

Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e com a maior fábrica de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::