Brasil, 16 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Humor em Tempos de Cólera traz seleção de curtas-metragens clássicos e contemporâneos para a programação do SescTV

Produções nacionais, selecionadas por Zita Carvalhosa, estreiam no canal em 18 de abril, com exibição dos curtas A Velha a Fiar e Até a China

Teasers
A Velha a Fiar:

Até a China:

Utilizar o humor não apenas como entretenimento e diversão, mas como estratégia crítica e reflexiva do mundo contemporâneo. Essa é a proposta de Humor em Tempos de Cólera, que estreia no SescTV em 18 de abril e reúne filmes brasileiros, exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017. Com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival, a programação reúne vinte produções premiadas, entre clássicos e contemporâneos, como Deus é Pai (1999), de Allan Sieber, Tapa na Pantera (2006), dirigida por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, Dossiê Rebordosa (2008), direção de Cesar Cabral, e Recife Frio (2009), dirigida por Kleber Mendonça Filho.

Na estreia, o SescTV apresenta os curtas-metragens A Velha a Fiar (Ficção, MG, 1964, 6 min.), com direção de Humberto Mauro, e Até a China (Animação, RJ, 2015, 14 min.), dirigido por Marcelo Marão. Os filmes vão ao ar no dia 18 de abril, quinta, a partir das 21h. Assista também em sesctv.org.br/avivo.

No clássico A Velha a Fiar, uma idosa, interpretada pelo ator Mateus Colaço, aparece na roça, a fiar, e logo é incomodada por uma mosca. A partir de então, uma série de acontecimentos se desencadeiam na história e as imagens tomam ritmo cada vez mais acelerado. Para as sequências das cenas, o diretor Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, fez uso de ilustrações, stop-motion e objetos de plástico, entre aranhas, ratos e moscas. Recursos inovadores para um filme gravado em preto e branco, no início dos anos de 1960. Críticos da época, consideraram A Velha a Fiar como um dos primeiros videoclipes do mundo.

Na sequência, a animação Até a China narra a história de um brasileiro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que vai à China levando apenas uma bagagem de mão. Ele descreve com preciosismo e muito humor suas aventuras vividas desde o check-in no aeroporto, até sua saída da China. Curiosidades como restaurantes que servem cabeças de peixe e enguias, trânsito caótico e pés de galinha embalados à vácuo, vendidos como souvenir, ilustram algumas diferenças culturais.

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

A Velha a Fiar (Ficção, MG, 1964, 6 min.)
Estreia: 18 de abril, quinta, às 21h.
Reapresentação: 20/4, sábado, às 20h; 21/4, domingo, às 6h30 e ás 13h30; 22/4, segunda, às 22h; 23/4, terça, às 15h30; e 24/4, quarta, às 6h30.
Classificação indicativa: Livre.
Direção: Humberto Mauro.

Até a China (Animação, RJ, 2015, 14 min.)
Estreia: 18 de abril, quinta, às 21h18.
Reapresentação: 20/4, sábado, às 20h18; 21/4, domingo, às 6h48, 13h48; 22/4, segunda, às 22h18; 23/4, terça, às 15h48; 24/4, quarta, às 6h48.
Classificação indicativa: Livre.
Direção: Marcelo Marão.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Notícias ::