Brasil, 17 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Como identificar um Ovo de Páscoa sem lactose?

No Brasil, o chocolate é um dos símbolos da Páscoa, muito embora a gente saiba que a celebração é muito mais do que o consumo de chocolate, já que estamos falando da data em que se comemora a ressurreição de Cristo em algumas religiões.

No entanto, culturalmente falando, crescemos com a presença do coelhinho da Páscoa trazendo ovos de chocolate. Em algumas famílias há – inclusive - a tradição de se esconder os ovos, e com isso a família se reúne para alimentar a fantasia das crianças e confraternizar em torno da data. De fato, é uma experiência que cria memórias afetivas para uma vida toda.
No entanto, algumas crianças e adultos não podem comer o famoso ovo de chocolate feito com leite, devido a intolerância a lactose. Como elas fazem? Ficam com vontade? Ficam triste por não participar de toda a brincadeira junto com outras crianças? Há anos atrás, as pessoas que sofriam de intolerância a lactose tinham 2 opções: não comer o ovo ou comer e passar mal.
Hoje, felizmente, este quadro mudou para melhor. A indústria alimentícia tem fabricado muitos tipos de chocolates sem lactose.

O que é intolerância a lactose?
A intolerância à lactose é a dificuldade ou mesmo a incapacidade em digerir o açúcar presente no leite, nos alimentos derivados do leite, como: iogurte, queijo e manteiga. Isso ocorre quando o organismo não produz a enzima lactase que é responsável pela digestão da lactose. “Quando a lactose não é quebrada devidamente no estômago, ela vai para o intestino e lá é fermentada pelas bactérias, o que gera sintomas indesejados, tais como: como dor e distensão abdominal, flatulência, diarreia, náusea, vômitos ou constipação”, explica a Doutora em Nutrição Aplicada Humana e Professora da Universidade Candido Mendes, Eliana Louzada.

Como ler um rótulo de chocolate de forma correta?
De acordo com a ANVISA, em 2019 todos fabricantes de alimentos à base de leite serão obrigados a ter no rótulo as seguintes informações:
- Abaixo de 100mg por 100g de produto = zero lactose, isento de lactose
- De 100mg até 1g por 100g de produto = baixo teor de lactose
- Igual ou acima de 100mg por 100g do produto = contém lactose
Agora ficou mais fácil entender os rótulos e comemorar a páscoa sem consequências indesejáveis.

Sobre Eliana Louzada
Eliana Louzada é professora de diversos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes. Doutora em Nutrição Aplicada Humana pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduada em Fisiologia do Exercício, pós-graduada em Nutrição Desportiva, pós-graduada em Atividade Física Personalizada, Licenciada para atuação como Coach.

SOBRE A UCAM
A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida, juntamente com a Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Hoje é distribuída por um total de 15 unidades com 21 cursos de graduação e diversos outros nas modalidades sequencial e tecnológica, as atividades da Universidade Candido Mendes, apoiada em mais de um século de tradição e excelência, em que se firmou como referência nacional e internacional em Ciências Humanas e Sociais, reúnem mais de 20 mil estudantes e 1.000 professores e pesquisadores.

Notícias ::