Brasil, 18 de Agosto de 2019

Ateliê une moda sustentável e qualificação profissional

• Escrito ou enviado por  Assessoria de Imprensa Sebrae
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Festival Global de Inovação Social, que acontecerá no dia 14 de abril, vai dar destaque para negócios de impacto social

Negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Entre as metas, essas empresas têm como objetivo beneficiar diretamente pessoas com faixa de renda mais baixas. Portanto, viabilidade econômica e preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Esse conceito de empresa vai ser o centro das atenções no próximo dia 14 de abril, em Florianópolis, durante o Festival Global de Inovação Social.

O Ateliê Catarina é um empreendimento que dialoga diretamente com essa ideia. A empresa nasceu, justamente, da inquietação com o fato de que a poluição do mundo é um problema coletivo e, ao longo de três anos, resgatou mais de 250kg de resíduos para transformar em produtos de moda. O projeto tem como base o upcycling, processo de transformação de subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais. Com a técnica, Katya Lichtnow, fundadora da marca, produz bolsas e carteiras. Paralelamente à marca, nasceu o projeto Movimento Feminino Upcycle-se, que capacita mulheres de comunidades de Florianópolis por meio de cursos e oficinas de diversas técnicas manuais para que possam produzir para empresas de impacto social como o Ateliê Catarina. “Além da questão ambiental, também queremos falar sobre sororidade e unir isso ao empreendedorismo”, pontua Katya.

A empresa será uma das participantes do Festival Global de Inovação Social. O objetivo do evento é promover um momento de troca de experiência entre a comunidade global e a local do Impact Hub, com participantes de 60 países. A convite do evento, o Ateliê Catarina vai lançar uma coleção produzida pelas artesãs do Movimento Feminino Upcycle-se durante o próprio Festival. Foram usados resíduos de TVs, computador, além de panos e tecidos para confeccionarem cintos, colares, pulseiras, brincos e chaveiros. “É uma oportunidade de colocar essas mulheres no ecossistema. Existe um não pertencimento ao lugar e queremos que elas se sintam pertencentes e representadas. É a nossa parte fazer essa inclusão e elas adoraram”, conta Katya. “Este é o conceito do Sebrae. Trabalhamos estimulando negócios de impacto em diversos estados, queremos disseminar este modelo de forma efetivar pelo pais”, explica a analista do Sebrae, Adriana Dantas.

Festival Global de Inovação Social

A programação ocorre no Impact Hub Floripa, no Centro de Inovação ACATE Primavera. Já estão confirmados para o evento a youtuber e escritora Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer; Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira; Aser Cortines, ex vice-presidente da Caixa, diretor e facilitador de programas da Amana-Key e UEXP; Téo Benjamin, criador da Bando e cocriador das maiores campanhas de crowdfunding do Brasil; Raull Santiago ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto – composto por jovens dos Complexos do Alemão e Penha; e Christel Scholten, que facilita processos de mudança sistêmica de larga escala com o compromisso da sustentabilidade. Para participar os interessados devem se inscrever e fazer uma doação de qualquer valor em dinheiro a partir de R$ 1 — a organização recomenda a doação de R$ 185.

Notícias ::