Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

6 dicas para escolher um bom psicólogo online

Por Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude

O psicólogo online, para atendimentos virtuais de psicoterapia e orientação psicológica, tem sido um profissional cada vez mais procurado. Afinal, com toda tecnologia de comunicação que temos disponível atualmente, muitos serviços de saúde também estão ganhando espaço na internet.

A terapia online tem trazido inúmeros benefícios à população e democratizado a saúde mental, facilitando o acesso de quem não mora nos grandes centros e, além disso, tornando menor o custo desse tipo de tratamento.

Inclusive, a psicologia online é uma modalidade de atendimento amplamente difundida em países como Austrália, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, desde 2012 uma resolução do Conselho Federal de Psicologia – CFP (Resolução CFP nº11/2012) passou a reconhecer o serviço de Orientação Psicológica Online que, em maio de 2018, foi alterada através de nova resolução reconhecendo o termo "terapia online" e ampliando as possibilidades de atendimento

A partir desse reconhecimento formal do Conselho de psicologia, a importância do trabalho do psicólogo online foi endossada, admitindo também o quanto a internet é fundamental na vida das pessoas, em diferentes áreas.

Você gosta da ideia de ser atendido online? Prefere falar de qualquer local e escolher o lugar e o horário que seja mais confortável para sua sessão ou faz questão do atendimento presencial? Se você está em uma cidade ou região onde as duas alternativas são possíveis, a reflexão pode ser interessante.

Enquanto para a geração mais nova a facilidade e conveniência da terapia online faz todo sentido, há sempre alguém que pode preferir o aconchego de um consultório e um contato físico mais próximo com seu psicólogo.

Para orientar o leitor sobre a escolha de um bom psicólogo online, apresentamos a seguir algumas dicas do que observar e considerar na procura por atendimento psicológico na internet. Acompanhe!

Como escolher um psicólogo online?

Escolher um psicólogo que atenda sua necessidade pode parecer bastante complicado. No entanto, a escolha por um bom profissional de psicologia deve atender alguns critérios que não se diferenciam muito conforme o tipo de atendimento, seja ele presencial ou virtual.

Todavia, ao optar pelo atendimento online, o paciente precisa estar ciente da necessidade e dos motivos que o levaram a essa escolha. Também pode ser valioso conhecer um pouco sobre a diferença entre algumas abordagens psicoterapêuticas.

Embora saibamos que o mais importante é o paciente se sentir confortável e acolhido pelo profissional, isso é algo que ele só vai identificar após os primeiros contatos e sessões. Por isso, é importante estar tranquilo e seguir algumas dicas que podem facilitar a escolha de um bom psicólogo online para seu tratamento. Confira:

1. Saiba qual sua necessidade e objetivo na terapia

O primeiro passo na busca por um psicólogo online é saber qual o seu principal problema, suas reais necessidades com o tratamento e que objetivos pretende atingir com a terapia. Ao identificar essas questões, será mais fácil determinar que tipo de abordagem psicoterapêutica se enquadra melhor no seu perfil e de que forma ela trará os resultados que você busca.

Além disso, também é recomendável refletir sobre alguns pontos, como por exemplo: o sexo do profissional tem importância? Isso influenciará no seu tratamento?

É importante salientar que algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis diante de uma mulher e outros podem preferir conversar com um psicólogo do sexo masculino. Isso dependerá, entre outros fatores, da questão a ser tratada.

De acordo com o psicólogo Giovane Oliveira, quando escolhemos um profissional não há como negar que existe uma carga de expectativa sobre acolhimento e compreensão da questão que está sendo levantada.

"Pensando na sexologia, que é minha área de atuação, muitos homens sentem-se mais confortáveis com psicólogos do sexo masculino. Talvez por entenderem que possam passar vergonha na frente de uma mulher, ou por acharem que um homem pode ter maior facilidade de entender sua questão. Isso é verdadeiro? Não necessariamente, mas já diz um pouco sobre como o paciente está entendendo e atravessando esse momento de vida, e cabe ao psicólogo, quando necessário, trazer isso para o setting terapêutico", pontua Giovane.

Seguindo o mesmo exemplo, há também homens com problemas de disfunção erétil que, ao procurar tratamento terapêutico, ficam mais confortáveis com psicólogas, talvez por imaginar que abrir uma questão desse tipo para um homem pode indicar fraqueza. Infelizmente esse é um sentimento bastante comum, reflexo do pensamento machista instaurado socialmente, que cria um homem que jamais pode falhar.

2. Pesquise sobre o tipo de abordagem utilizada

Entender como funciona o processo terapêutico, quais as linhas de estudo da psicologia e como elas guiam o psicólogo na abordagem das questões auxilia muito na escolha de um bom terapeuta.

A Terapia Cognitivo-Comportamental, a Gestalt Terapia, o Behaviorismo e a Psicanálise têm formas diferentes de tratar as questões e em alguns casos a resolução de um problema pode ser facilitada ou não, dependendo da linha terapêutica.

Pesquise, estude, peça opinião de pessoas conhecidas que já fizeram ou fazem terapia. Quanto menos dúvidas tiver, mais fácil será encontrar um psicólogo online que atenda suas expectativas.

3. Avalie a formação e as experiências profissionais do psicólogo

Os profissionais que atuam em sites e plataformas de terapia online possuem um perfil onde é possível acessar dados como: formação acadêmica, licenças e registros nos órgãos reguladores, currículo profissional, linha terapêutica e área de atuação. Esses perfis também costumam vir acompanhados de uma foto profissional e até mesmo de um vídeo de apresentação.

De posse dessas informações, a pessoa em busca de um psicólogo online poderá avaliar quais requisitos são mais importantes e relevantes, de acordo com o objetivo do tratamento. Isso também torna mais fácil selecionar um psicólogo voltado a uma especialidade, como terapia de casal, crianças e adolescentes, desenvolvimento de carreira, etc.

É importante lembrar que, durante as sessões, o relacionamento será com uma pessoa específica, mesmo que seja de forma virtual, e não com um robô de fala mecanizada. Por isso é importante avaliar o potencial do terapeuta, uma vez que todo o processo envolve questões éticas e de confidencialidade.

4. Busque referências e indicações

Embora cada experiência seja única e particular, referências sempre são bem-vindas. Buscar uma recomendação com um amigo ou parente que já fez ou faz terapia pode servir de base para quem está procurando um bom profissional, e isso vale para atendimentos presenciais e online.

Grupos em redes sociais também podem ser um canal relevante na busca por referências, pois nesses espaços as pessoas costumam compartilhar abertamente suas vivências. Porém, todo cuidado é necessário para que a avaliação não seja feita com base em depoimentos muito carregados de emoção, seja por quem passou por uma experiência ruim ou por quem encontrou rapidamente a solução do problema.

No caso de plataformas tecnológicas, como a Vittude, essas referências são facilitadas. Você pode analisar as notas e comentários que os psicólogos receberam de outras pessoas. É possível comparar quais profissionais tiveram mais ou menos avaliações, melhores ou piores e também observar os comentários. A experiência de outras pessoas diz muito sobre a atuação e acolhimento do profissional de psicologia.

Tenha bom senso e analise os prós e contras das recomendações que buscar!

5. Faça contato e tire dúvidas com o profissional

Na maioria das plataformas de psicologia online, como é o caso da Vittude, existe uma forma de estabelecer contato com os profissionais antes do agendamento. Os psicólogos disponibilizam seu número de WhatsApp para que as dúvidas sejam esclarecidas antes da confirmação da primeira consulta. Isso facilita muito a busca por um psicólogo online, uma vez que a relação passa a ser mais próxima e nem tão "às cegas" quanto pode parecer num ambiente virtual.

Além disso, esse primeiro contato pode ser uma oportunidade para que você verifique com o psicólogo como funciona a dinâmica do processo terapêutico. É uma boa oportunidade para que se questione a frequência das sessões, valores diferenciados para agendamentos mensais ou mesmo alguma possibilidade de atendimento com valor mais acessível, caso seja essa sua demanda. Sempre é bom lembrar que cada paciente é único para o profissional de psicologia e que a negociação de valores também faz parte do processo terapêutico.

6. Sinta-se à vontade para escolher outro psicólogo

A última dica da lista é sobre liberdade de escolha. Se mesmo depois de ter feito uma pesquisa cuidadosa, entendido sua necessidade, reconhecido seu problema, obtido indicações e, enfim, escolhido um psicólogo que se encaixava naquilo que você buscava, as sessões não fluíram como gostaria e você sentiu que não estava conseguindo chegar mais próximo do seu objetivo, sinta-se tranquilo e à vontade para interromper o tratamento e buscar um novo profissional.

Contudo, vale lembrar que nada acontece de um dia para o outro, e a terapia é um tratamento que requer paciência, pois os resultados só aparecem após um certo tempo. E, assim como ocorre na relação com médicos e outros profissionais, esse processo de identificação com o psicólogo envolve muitas questões subjetivas e pode se desenvolver com o passar do tempo.

Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Faz psicoterapia pessoal há 6 anos e é apaixonada por psicologia e comportamento humano. Está na final do Cartier Women's Initiative Awards, premiação internacional de projetos empresariais encabeçados por mulheres.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::