Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

10 dicas para reduzir as perdas na Páscoa

Comemorada no próximo dia 24, a Páscoa de 2019 deverá manter o mesmo desempenho comercial do ano anterior. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as compras dos supermercadistas tiveram crescimento de volume em 0,4%. Apesar da estabilidade, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates Amendoim e Balas (Abicab), o setor de chocolate está em expansão. Até o final de fevereiro deste ano, já foram vendidas 500 mil toneladas do produto.

Nesse período, varejistas e fornecedores investem em novos modelos de exposição dos itens, focam na comunicação visual e, em especial, na variedade e no mix dos produtos sazonais, com destaque aos chocolates. “Com o aumento significativo no volume desses itens, franquias, lojas de conveniência, supermercados e atacarejos de todo o país esperam obter um aumento igualmente significativo nas vendas”, pontua Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, empresa global que capacita varejistas no engajamento de consumidores de forma inteligente e conectada.

A Sensormatic elencou dez dicas para ajudar os varejistas a evitar furtos internos e externos e quebras operacionais. Como resultado, os supermercados poderão alavancar as vendas e melhorar a rentabilidade nessa época.

1) Monitore o local de exposição
Nesse período, os problemas com violação de produtos tendem a aumentar. “Invista em sistemas de CFTV, em ações inibidoras por meio de anúncios no sistema de som da loja e promova ações promocionais de degustação”, sugere Quintanilha;

2) Atente-se aos padrões de exposição
Segundo o executivo, é essencial evitar os locais que não sejam refrigerados e onde correm o maior risco de dano por manuseio, “O derretimento dos chocolates acarreta na perda do potencial de venda dos produtos”, pontua;

3) Reforce a atuação do time no recolhimento de itens abandonados pela loja
Além de evitar lacunas nas gôndolas, isso poderá garantir a venda do item e evitar a quebra por dano ou derretimento;

4) Tenha cautela na abordagem
Fique atento a movimentações suspeitas, especialmente de clientes com pertences que possam ajudar a ocultar os produtos, como mochilas, sacolas e bolsas. Caso necessite abordar alguém, seja cordial. “Isso mostra ao suspeito que ele está sendo monitorado, podendo converter uma tentativa de furto em uma possível venda”, destaca Quintanilha.

5) Verifique os produtos no recebimento
Para o gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic, é possível evitar o aumento de quebras e rupturas no salão de vendas checando todos os produtos no ato do recebimento. “Caso tenham itens com avarias, atente-se para as opções de devolução ao fornecedor, quando prevista em acordo comercial”, explica.

6) Evite excessos
Atente-se aos excessos desnecessários na compra e exposição de produtos sazonais. “O mau armazenamento também pode gerar perdas. Além de colocar em risco a qualidade dos produtos, quando não são vendidos, eles acabam perdendo valor após a data comemorativa”, afirma Quintanilha.

7) Proteja seus produtos mais caros
É aconselhável o uso de etiquetas de proteção em produtos de maior valor, como itens importados e caixas de bombons finos;

8) Atente-se à realização do inventário
Segundo o executivo, devido à variedade e quantidade de produtos sazonais, é muito complicado mantê-los em uma única área do ponto de venda. “Portanto, a maioria dos varejistas opta por distribuí-los pela loja. É preciso ter atenção redobrada ao realizar o inventário, para que, ao registrar, não fique nenhum produto para trás, pontua Quintanilha.

9) Evite impactos na margem
Ao transportar os itens, mesmo que entre áreas da loja, é necessária muita atenção. “Produto danificado é produto não vendido. Evite impactos na margem”, alerta o executivo.

10) Atente-se ao histórico
“Com base no histórico, avalie a quantidade de vendas e perdas do ano anterior para identificar os itens que serão foco de atuação da equipe”, explica Quintanilha. “Realizar uma análise sobre a sazonalidade da venda e o número de perdas é importante para tentar reduzir, ao máximo, o uso de promoções e atuar na melhor exposição e ações comerciais possíveis”, destaca.

Segundo o executivo, durante esse período, o preço de venda do chocolate, dependendo da marca ou formato, pode atingir um valor até 700% maior que o convencional vendido ao longo do ano. “É preciso ficar atento ao índice de perdas, que também costuma crescer exponencialmente. A perda de oportunidade (margem) pode fazer toda diferença no resultado geral da empresa e, consequentemente, no varejo nacional”, conclui.

Sobre a Sensormatic Solutions

A Sensormatic Solutions é líder global em capacitar varejistas no engajamento de consumidores de forma inteligente e conectada. Combinando insights críticos sobre a acurácia de estoques, análise de fluxo de clientes e a prevenção de perdas, a Sensormatic Solutions potencializa a excelência operacional em escala e ajuda a criar experiências únicas de compra. As soluções oferecem visibilidade em tempo real e análise preditiva para tomadas de decisões precisas em toda a empresa. Com mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado varejista, captamos 40 bilhões de visitas de clientes e rastreamos e protegemos bilhões de itens a cada ano. Nosso portfólio apresenta as marcas Sensormatic®, ShopperTrak® e TrueVUE ™. Para informações adicionais, por favor, visite SensormaticSolutions.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nosso canal no YouTube.

Sobre a Johnson Controls

A Johnson Controls é a líder global em múltiplas indústrias e diversificadas tecnologias que atende a uma ampla gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 120.000 funcionários criam prédios inteligentes, soluções eficientes de energia, infraestrutura integrada e sistemas de transporte de última geração que funcionam perfeitamente ajustados para cumprir a promessa de comunidades e cidades inteligentes. Nosso compromisso com a sustentabilidade remonta às nossas origens em 1885, com a invenção do primeiro termostato de sala elétrica. Estamos comprometidos com os bons resultados dos nossos clientes e criamos valor para todos os nossos stakeholders por meio do foco estratégico em edifícios e plataformas de otimização de energia. Para informações adicionais, por favor, visite http://www.johnsoncontrols.com

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::