Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Ataques de escorpiões aumentam nas cidades

População deve ficar em alerta devido ao surto de aracnídeos

Algumas estações do ano fazem com que os escorpiões apareçam. Eles ficam mais ativos com o calor e as chuvas contribuem desalojando esses animais de suas tocas. “Escorpiões não são insetos, e sim artrópodes aracnídeos, o que explica a sua relativa resistência a inseticidas”, comenta Gustavo A. Schmidt de Melo Filho, professor de ciências biológicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Eles habitam o planeta há centenas de milhões de anos. “No Brasil, temos duas espécies extremamente venenosas, o Tityus serrulatus (escorpião-amarelo) e o Tityus bahiensis (escorpião-marrom). Ambos são comuns na região sudeste e ocorrem em São Paulo. O veneno é neurotóxico, afetando o sistema nervoso e causando muita dor. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável”, explica o especialista.

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões, devem-se adotar as seguintes medidas:

- Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada;

- Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;

- Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

- Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

- Não acumular entulho ou materiais de construção;

- Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

- Manter o ambiente limpo; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.

Para evitar acidentes:

- Examinar roupas e calçados antes de usá-los;

- Manter cama, sofás, berços afastados da parede;

- Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato direto com o chão;

Em caso de acidente, procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, evitando procedimentos caseiros. A referência no município de São Paulo no atendimento de acidentes com animais peçonhentos é o Hospital Vital Brasil (Av. Vital Brasil, 1.500, no bairro Butantã, em São Paulo).

O especialista está disponível para comentar o assunto.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::